segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Salvação é saúde


De algum modo que agora não recordo, me veio a palavra salvação como algo que de tão falada, perdeu seu significado ou desgastou-se como a palavra amor, que também já não se sabe o que significa. Aliás, um monte de palavras não tem mais força, precisa de algum prefixo que se anteponha para lhe devolver o sentido original, de preferência algo como super, hiper ou um aumentativo excêntrico.  

Quando um pregador para-pentecostal fala em salvação tem o mesmo significado de outro pregador pentecostal das antigas ou um reformado? Eu lhes afirmo, não tem. De fato, com as ressalvas necessárias, a palavra pode se referir tão somente ao alívio das misérias cotidianas e suas contas num, e a libertação da alma tão somente noutro. Nem tanto, nem tão pouco.

Já perceberam que é difícil encontrar alguém que não tenha na ponta da língua que a missão de Jesus foi morrer para nos salvar? Salvar de quê ou para quê mesmo? As pessoas até sabem dizer: dos nossos pecados. Mas entendem o que seja este pecado? Não desejo entrar no mérito das razões da necessidade da salvação, mas sim, explorar o significado desse termo.

No Antigo Testamento, que foi escrito em hebraico e alguma coisa em aramaico, a palavra salvação aparece com vários significados que, por motivos de tradução, tem apenas uma única palavra em português que é salvação. Entre os significados encontram-se: salvação, libertação, bem-estar, prosperidade, salvação (por Deus), vitória, livramento (geralmente por Deus mediante agência humana), salvação (em sentido espiritual), resgate, segurança, poder, força, abundância, livrar de problemas morais, recuperação, cura, saúde, proveito, são (referindo-se à mente).

        No Novo Testamento, a palavra salvação tem apenas uma forma e variante – soteria – substantivo feminino que significa livramento, preservação, segurança, salvação, livramento da moléstia de inimigos. Num sentido ético, aquilo que confere às almas segurança ou salvação. Salvação messiânica. Salvação como a posse atual de todos os cristãos verdadeiros. Salvação futura, soma de benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus.

        A outra forma é um substantivo neutro – soterion – que significa aquele que salva, que traz salvação, que expressa esta salvação, ou através de quem Deus está a ponto de executá-la, esperança da salvação (futura).

        Como se vê, a palavra salvação tem uma riqueza de sentidos que é pouco explorada e que tão somente dizê-la sem avaliar o que tem a oferecer para a sua real compreensão, parecerá algo que não nos diz respeito de perto ou quando muito para algum ponto num futuro escatológico. Não excluo, por suposto, a convicção que o Espírito pode conferir àquele coração mais contrito, mas é evidente que quanto mais soubermos a respeito, melhor.

        No latim, que é nossa língua mãe, a palavra salvação deriva de salus que se pode traduzir por conservação da vida, isto é, saúde, que tem a ver com bom estado físico e psíquico, portanto, bem-estar. Assim, longe da idéia comumente difundida, salvação da alma não se deve entender de forma pobre como algo que diz respeito apenas a um ser etéreo em nós que sequer entendemos. Esse nunca foi o sentido que Jesus ou qualquer escrito bíblico quis dizer.

        Quando se privilegia somente a parte dita espiritual, perde-se muito daquilo que é o resultado palpável e visível da salvação na vida de uma pessoa, que é a harmonia que ela instala no mais profundo do ser. Salvação não se resume a libertar alguém da culpa, ou tratar a alma na esfera metafísica. Se assim fosse, seria menos eficaz do que a “doença” (pecado) que pretende curar. E esta é a questão, pecado não se restringe aos planos ético e/ou moral, e está muitíssimo longe de hábitos, tradições e costumes que uma igreja qualquer eleja como certo ou errado. O pecado é desequilíbrio, subversão da harmonia, doença, destruição, deterioração, loucura, pobreza, portanto atinge todas as esferas da vida de uma pessoa.

        Não é por acaso que a terra, representada por toda a natureza, no Gênesis, seja amaldiçoada depois da Queda. Do mesmo modo, as descrições do profeta Isaías acerca do futuro, afirmam que Deus criará novos céus e nova terra e neles haverá tal paz que é representada pela relação de animais que hoje estão em campos opostos como predador e presa, como é o caso do lobo e do cordeiro. (ver Is 11.6; 51.16; 65.17, 25; 66.22)

        Quando se vê um televangelista se esgoelar ou nem tanto, literalmente vendendo a idéia de uma salvação que livra o telespectador das dívidas ou lhe acene com uma vida de prosperidade, apenas por filiar-se a certa igreja, trata-se apenas de um negócio. Pode, se muito, aproximar-se das dezenas de ofertas apresentadas pelo mercado de auto-ajuda, nada mais que isso.

Quando se vê outro pregador que apenas se refere à salvação num plano transcendente e no futuro, deve-se perguntar, então, de que nos serve tal livramento que destoa das ações que Jesus realizou? Que nunca via uma pessoa como se estivesse esquartejada em áreas, que não fosse uma unidade composta de corpo, alma e espírito. Se assim não percebesse as pessoas, jamais teria curado ninguém, menos ainda ressuscitar.

Não, caros leitores, a salvação de Jesus é a reconstrução de cada um que a aceita e isto envolve tudo que aquela pessoa é. Daí porque alguns não entendem que um assassino, um ladrão ou gente que consideramos muito pior, se torne nova criatura. Aliás, é nisto que se traduz salvação, segundo Paulo: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Co 5:17 – NTLH) Noutra passagem, afastando toda convenção humana ou religiosa, ele diz: “Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa.” (Gl 6:15 – NTLH)

Salvação rima com liberdade, no Senhor. Gera um sentimento de pertencimento e destino. Afasta-se de uma vida miserável regida pela religião e seu tacão de que diz faça isso e aquilo. É livre para amar, para doar-se, para fazer qualquer coisa, porque tudo se resume em agradar ao Senhor e nEle nada há que não possamos ser ou fazer.

Finalizo com uma ressalva. Alguém pode perguntar, creio ser salvo e porque estou doente? Respondo que todo salvo está nas mãos de Deus, seja na doença ou na saúde. Todo salvo sabe que nada mais lhe limita e que todos os momentos são dádiva e oportunidade da Glória divina se manifestar em sua vida. O sofrimento faz parte e salvação não é entrar numa redoma e ficar imune à vida e suas vicissitudes. Salvação é relacionar-se com Jesus, caminhar com Ele e aprender a ser a nova pessoa que Ele pensou para cada um.

Nenhum comentário: