domingo, 29 de abril de 2012

Cada um tem o Fucking que merece


Os habitantes de uma cidadezinha na Áustria estão cansados de piadas, dos trotes diários e dos roubos das placas locais de sinalização. O motivo é o peculiar nome do povoado: Fucking.
Desde que os soldados americanos e britânicos descobriram a pequena vila ao Norte de Salzburgo na II Guerra Mundial, turistas não param de chegar para tirar fotos no local.

Fonte: BBC Brasil (25 de abril, 2012)

Há pais que, podem se especular as razões, dão nomes tão feios aos filhos que num futuro nada distante, ainda no maternal, aquela criatura em tenra idade sentirá todo o peso da maldade humana. Bebedeira no dia do nascimento, vingança por saber que você veio atrapalhar a vida deles, o casal fumou algo estranho ou tomou ácido, tiveram a triste ideia de juntar os próprios nomes reproduzindo o ato que lhe geraram ou, simplesmente, porque sofriam de algum tipo de retardo mental. As razões podem ser infinitas.
Se este é o seu caso, foi alcunhado com um nome que considera quase um xingamento ou ainda mais que isso, é algo que: 1. Causou-lhe constrangimento a cada vez que tinha de se nomear; 2. Vitimou-lhe com bullyngs monstruosos durante os miseráveis anos na escola; 3. Fez-lhe tortuosa e acidentada a travessia da adolescência entre crudelíssimos colegas; há recursos legais para se livrar deste carma infeliz. Você pode se autobatizar com aquele nome que sempre pensou que era a sua cara e depois tratar de refazer sua autoestima destruída até a raiz.
Agora imaginem uma cidadezinha bucólica na Áustria, espremida entre montanhas numa paisagem que lembra um conto de fada. Ali, os moradores vivem em tranquila harmonia por gerações. É possível traçar árvores genealógicas mais velhas que o Brasil. Como falam alemão, certas palavras têm significados, digamos, normais, enquanto noutras línguas evocarão palavrões cabeludos ou nomearão práticas humanas tão velhas quanto Adão, mas que ficam mais picantes quando são chamadas de forma chula.
Mas olhem como as coisas se entrelaçam. Digo, nome de pessoas e cidades que lhe prestem homenagem, como é o caso. A cidade recebeu uma variante do nome de um nobre que viveu séculos atrás e o tal se chamava Focko. Convenhamos, em bom português seria um ótimo nome para um cachorro, ou não? Focko é um nome chocho, sem brilho e se não fosse errado, a gente diria que é o marido da Foca.
Então, retomando a história. Sei lá quanto tempo depois, pelos feitos vitoriosos, heroísmo e coragem, o nobre Focko foi lembrado e a comunidade se autodenominou de Fucking. Vocês, caros leitores, mesmo sendo semianalfabetos em inglês, mas que de tanto ouvir rap em inglês aprenderam uma coleção de palavrões, já perceberam que este é um nome realmente curioso.
Os funckingers, o equivalente a chamá-lo de ludovicense, mas que traduzido literalmente seria... deixa pra lá. Enfim, os moradores estão p%#tos. Perderam a paz e a cidade foi eleita por turistas como destino para as mais estranhas práticas. Sem contar que roubam as placas de boas vindas que seria mais ou menos assim: Bem-vindos a F@#%ndo. Os boatos de que a cidade tem apelos afrodisíacos trouxe uma miríade de tarados e salientes dos quatro cantos do mundo. Os turistas fazem fuk-fuk nos lugares públicos, causando verdadeiras saias justas, ou saias no chão, como queiram.
Velhinhos, imaginem, foram pegos fuk-fukando na fila do supermercado. Carregam a água das fontes públicas porque afirmam que a água de Fucking é melhor que Viagra. Nem se fale os trocadilhos infames que os comerciantes ouvem. E os convites descarados para moradores fuk-fukarem com estranhos? Alguns mais afoitos, já foram pegos andando pelados pelas ruas.
O prefeito determinou câmeras para inibir a fuk-fukagem pública, mas além de tarados, os turistas se tornaram exibicionistas. Um auxiliar da prefeitura teve a infeliz ideia de fazer camisetas e pedir que os moradores usassem. Frases como I love Fucking e I’m proud to Fucking viraram hits alcançando preços estratosféricos. Foram canceladas e turistas não podem usá-las no perímetro da cidade. Aparentemente, depois de tanto esforço, estão perdendo a batalha e já há quem defenda aproveitar o embalo e transformr Fucking de vez numa Sodoma dos Alpes austríacos ou mudar de nome para algo como Montain View. Tá difícil.