sexta-feira, 17 de junho de 2016

Culpados são sempre os outros.

Volto ao tema de Orlando. Faço-o motivado pelo desejo de dar um equilíbrio, talvez um pouco mais que isso, combater ideias estereotipadas, rasas, generalizantes sobre as razões porque o cara assassinou 49 pessoas e feriu 53.
Contardo Calligaris, já falei dele aqui, é um psicanalista de renome e como afirma em seu último texto na Folha de São Paulo (O responsável de Orlando, 16/06/2016), jornal no qual escreve semanalmente, tem mais de 30 anos de clínica. É um bocado de experiência! Mas quem disse que experiência é prova de equilíbrio, ouso dizer, honestidade intelectual?
Como eu escrevi no post anterior, logo que me dei conta das primeiras informações sobre as mortes, comecei a desconfiar que o assassino teria razões inconfessáveis para perpetrar ato tão hediondo. Pois bem, Calligaris – aí, sim, sua experiência mostra sua validade – fez uma bem fundamentada exposição (do ponto de vista psicanalítico) das razões psicoemocionais que levaram o sujeito ao ato. Devo dizer que concordo com Calligaris completamente neste ponto, embora não partilhe de sua aboradagem.
O psicanalista, contudo, não poderia negar seus fundamentos ideológicos. Assim, nos três parágrafos finais, o homem acusa quem de fato, segundo sua lógica torta, são os verdadeiros culpados. Um contrassenso com o título, como se verá.
A preparação do arremate do texto é uma temeridade. Diz Calligaris: “Por isso, atrás de cada infeliz que agride o membro de uma minoria sexual, há outros que são responsáveis e deveriam ser imputáveis tanto quanto o agressor – se não mais.” Isso equivale a um pequeno surto. Contra todos os cânones de princípios jurídicos vigentes no mundo ocidental, cristão e democrático, nosso herói sugere que a culpa por ato tão nefasto seja socializada. Parece que no mundo calligariano se pode desindividualizar a culpa. Lembra o PT ou o Lula – o que dá no mesmo – que, pegos nos atos criminosos, alegam que todo mundo fazia antes deles. Culpados são sempre os outros.
O psicanalista registra, por fim, que todos os enrustidos e reprimidos sexuais só o são porque existe um discurso que sustenta a propaganda política e religiosa, no caso presente, homofóbica. O argumento deste homem é, no mínimo, solerte.
A se levar a sério o que diz o articulista da Folha, o mundo deveria se tornar uma ditadura do pensamento sexual único. Toda a discurseira pró homo não tem mais que umas décadas, se tomarmos Stonewall como referência. Mas o pensamento judaico-cristão que, asseguro, NÃO É HOMOFÓBICO, se mede em milênios. Não faço competição temporal, ou defendo um chocho argumento tradicionalista/conservador. O tempo aqui tem a representação de algo que foi avaliado, pensado, articulado em palavras por milhares de pessoas ao longo do tempo. Está curtido de meditação. Ademais, e é o mais importante, tudo isso está fundado numa Palavra que tem um valor de fé. São princípios espirituais que se creem terem sido determinados por Deus. Não querem, por capricho, atazanar os gays. Nem deles se ocupam como se fossem a coisa mais importante do mundo. Em todas as passagens bíblicas, esta questão é apenas um item em uma lista de outras coisas.
Ah, tem algo curioso em que Calligaris reproduz o pensamento do Jean Willys em seus posts sem noção internet afora. A tara por acusar e incriminar o cristianismo. Ele só se permite acusar o islamismo de viés, na figura do pai do assassino. Tinha que ser o pai, né? O homem teria dito ao filho que os gays vão para o inferno. Calligaris não se faz de rogado e interpreta psicanaliticamente o que esta fala causou à mente do gay louco. No mundo politicamente correto destes insensatos, é proibido falar mal dos muçulmanos. Eles são vítimas do ocidente judaico-cristão. Os Palestinos, então, são as vítimas-coitadas universais. Se alguém não sabe, a esquerdalha é a grande patrocinadora do coitadismo no mundo. Voltando.
O país de Calligaris, a Itália, agachou-se na visita diplomático-comercial do presidente iraniano e até encaixotar obras da Renascença – porque estavam nuas – eles fizeram. Não queriam ferir os sacrossantos olhos do religioso xiita. O ridículo foi tanto que uma foto oficial entre presidentes, que tinha uma estátua equestre de um César ao fundo, foi cancelada porque aparecia o colhão do cavalo. A França que recebeu a mesma comitiva iraniana recusou-se a transigir com seus valores. Cancelou um almoço porque os fanáticos queriam determinar o cardápio, inclusive proibir vinho à mesa. E olha que os franceses queriam vender também, e venderam.
É fato inconteste, porém, que pessoas que se dizem cristãs, por exemplo – não me ocupo dos muçulmanos aqui –, estão eivadas de preconceitos, falsas compreensões, interpretações equivocadas, tudo fruto de teologias doentes e, mais que tudo, desconhecem o Espírito da Palavra que é misericórdia, justiça, amor, etc, etc. Agora mesmo, um pobre coitado conseguiu seus quinze minutos de fama nos EUA. Pastor, Roger Jimenez se disse triste porque o tresloucado não acabou o serviço na boate Pulse. Que gostaria que o governo colocasse os gays num paredão e explodisse suas cabeças. Ele também fez aquilo que Calligaris faz no penúltimo parágrafo de seu texto: generalizou. Atribuiu a todos os gays um comportamento pedófilo e os chamou de predadores e abusadores. Isso é cristão? Afirmo categoricamente: NÃO! A fé cristã sofre pelos mortos e chora com seus familiares.
Calligaris nos brinda com essa pérola: “São os que contribuem para que esse infeliz não consiga tolerar seu próprio desejo: o bêbado do boteco que faz piada de veado e traveco, os pastores e os padres que querem curar homossexuais...” É proposital o que faz este senhor: bêbados de boteco, pastores e padres... Por sua régua, todos em pé de igualdade. Acho que Calligaris bateria palmas se Costinha fosse exumado e seu corpo vilipendiado em praça pública. Na Escolinha do Professor Raimundo, sua única função era contar piadas de “bichinha” como ele chamava os gays. Ainda está no ar no canal Viva da Globo. Taí uma sugestão Calligaris: encabece uma petição virtual para cancelar a repetição do programa.
É evidente que vender a ideia de cura de homossexuais é errada. Nem sei se as pessoas fazem isso de forma tão direta como o fazia o finado Projeto Exodus e este mesmo se limitava a ofertar seus “serviços”. Mas é verdade também que muitos gays praticantes atormentados sozinhos por suas incongruências de alma, buscam na espiritualidade cristã uma forma de se resolver. E o fazem de livre e espontânea vontade. Não consta que igrejas, mesmo as mais destrambelhadas, cacem gays nas ruas para obrigá-los a se curar. Algo parecido com o que foi feito com os dependentes de crack em algumas capitais brasileiras.
Como o psicanalista sabe muito bem, há inúmeras outras coisas que as pessoas carregam em si e rejeitam. É possível que não tenha o peso de uma identidade ou desejo sexual, mas a estrutura do problema é o basicamente igual. Será que o diagnóstico do doutor está fundado também em discursos impróprios dos outros que, por loucos que sejam, existem e não são crimes na sociedade plural em que vivemos?
Calligaris está com raiva. Transparece no texto. Está cheio de certezas fanáticas, diversas de um Jimenez apenas porque despidas do elemento de fé. Sofisticado, não teria coragem de verbalizar as aberrações do pastor, mas, no fundo, é um fanático também.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

A tragédia de Orlando e a opinião energúmena de Jean Willys.

A tragédia de Orlando ecoará por muitos anos. Muito cedo ainda apareceram mais versões sobre as razões porque aconteceu do que é possível listar. Os serviços de informação americanos ainda vasculham a vida do assassino a fim de compor melhor o quadro. Muito rapidamente se disse que era um ataque terrorista. Talvez porque, o insano, ao falar com o 911, teria dito que era um soldado do Estado Islâmico (EI). Claro que o EI se aproveitaria e tomaria para si um protagonismo que não teve, pois não se achou qualquer ligação entre o demente e o grupo terrorista. Mas é de se admitir que haviam, de algum modo, a inspiração, a ligação religiosa e a mesma forma de interpretar o mundo. Até porque, para o matador, seria uma ótima forma de encobrir sua verdadeira razão como se verá. E eu aposto nela.
Logo em seguida o presidente americano desmentiu peremptório, com aquela ginga típica de rufião do Harlen que ostenta no andar e no falar: “não foi um ataque terrorista”, disse. A verdade é que, naquele momento, ainda faltavam dados para dar um nome ao que aconteceu.
Aos poucos, para além das fotos do facinoroso, pescadas na internet – já li que ele gostava de postar fotos de si nas redes sociais... huuuumm – vai surgindo uma imagem psicológica do tal. Agressor contumaz da esposa, que terminou por pedir o divórcio. Rancoroso. Arredio nas relações sociais. Explosivo ante as contrariedades, o que sugere um baixo limiar para suportar a frustração. Um colega de trabalho disse que ele chutava as coisas e, algumas vezes, ameaçou matar a todos os companheiros.
O pai e mais alguém da família, admitiu que o mentecapto havia expressado sua ira e desconforto várias vezes contra os gays. O pai mesmo alegou que o gatilho disparador da carnificina teria sido porque o aluado viu dois homens se beijando na rua. Difícil crer nesta razão. Num país em que os gays conquistaram expressivo apoio da população e do governo na maior parte dos estados americanos, portanto, ele certamente já teria visto cenas entre gays na rua. A não ser que ele fosse totalmente recluso. Não é o caso. O cara nasceu e viveu grande parte de sua vida em Nova Iorque!
Pensei com meus botões. Já se saberá que esse sujeito teve experiências gays. Pois eis que surge a notícia: o pateta esteve várias vezes na tal boate. Um frequentador o reconheceu e disse que havia conversado e até o chamou insistentemente para dançar. Bem, há sempre a possibilidade de que o cara queira aparecer. Mas outras informações surgiram. O abestado teria feito contato com gays por telefone e internet e era assíduo participante de uma rede social para gays. Não era com o objetivo de matá-los, por suposto. Os especialistas saberão o que fazer com estas informações.
Familiares e outras pessoas do mundo islâmico começaram a se defender, inclusive um grupo de gays islamitas que, por óbvio, só podem sê-lo num país cristão e democrático. Dizem que o Islã nada tem com isso. Bom, diria o personagem do Milani, Pedro Pedreira: “Há controvérsias!” Basta lembrar países como Irã, Arábia Saudita, o EI já mencionado, que tem o péssimo hábito de jogar gays do cocuruto dos prédios.
O instituto internacional Pew Research realizou pesquisa em trinta países de vários continentes e de grande influência islâmica – a pesquisa não se realizou em países de origem árabe e berço do islamismo – e o resultado revela que, em média, mais de 90% das pessoas destes países considera a homossexualidade moralmente errada. O mais tolerante de todos, Uganda, apresentou apenas 12% de pessoas que consideravam a homossexualidade moralmente aceitável. Deve-se destacar que Uganda tem uma forte comunidade cristã. Donde se conclui que, do ponto de vista cultural-religioso, os muçulmanos tendem a ver a homossexualidade de forma reprovável.
Mas o que causa asco é que uns mequetrefes da política nacional, a escória do pensamento, os mentirosos contumazes e delinquentes intelectuais como Jean Willys (JW), Lindberg de Farias e cia das esquerdas, rapidamente acharam culpados. Não lá nos EUA onde ocorreu a ação perversa, mas, espanto, aqui no Brasil. Aproveitaram a desgraça para acusar seus inimigos políticos, a direita e... inacreditavelmente, segundo o marginal JW, os cristãos.
Acusar inimigos políticos já seria de um cinismo sem par, mas acusar os cristãos de alimentarem a homofobia tinha que ser obra de um depravado mental. Nem o Silas Malafaia com sua agressividade verbal costumeira é capaz de insuflar um cristão a agir de forma violenta contra os gays, quanto mais matá-los. JW é destas personagens asquerosas que conseguiram algum lugar ao sol não por um mérito, um dom que ajude as pessoas, uma descoberta, uma arte, mas por ser um gay intelectualóide, projetada num reality show e que pensa sequestrar a causa gay para continuar num estrelato chinfrim que é a sua vida insignificante. Mais ainda como político.
Não satisfeito com sua verborragia desmesurada, JW ainda achou uma forma de defender, é de pasmar, o islamismo. Em seu discurso imoral, esse zé ruela da política nacional disse: “Esperamos que o atentado nos EUA não sirva a um discurso de estigmatização do Islã nem dos imigrantes do oriente médio vivendo naquele país”. Vamos fazer uma vaquinha para enviar JW para um passeio em Teerã com direito a uma esticada ao autoproclamado califado do EI. É ou não é de cair o queixo? Acreditem: esse canastrão não o faz por engano, há em sua fala uma medida e consciente irresponsabilidade. Esse leviano não tem compromisso com coerência, com honra ou a verdade. É um oportunista disposto a faturar nas situações mais bizarras e não importa se sua fala destrambelhada faz sentido ou não.
Esse desqualificado é do mesmo time daquelas aberrações que durante a visita do Papa Francisco fizeram seu espetáculo monstruoso de nudez, destruição de símbolos religiosos, cenas de sadomasoquismo e sexo e a mais chocante de todas – aquele bispo da universal que chutou a santa, comparado, seria culpado de uma brincadeira infantil –, uma sujeita enfiou a cabeça da imagem de Maria na vagina e no ânus. Ela, feminista insana, protestava a favor do aborto, contra a igreja, em meio ao evento católico em plena avenida N. Sra. de Copacabana. Isto tudo para horror dos católicos brasileiros e de visitantes de vários países. O que aconteceu? Nada. E esses néscios vêm falar de intolerância!
Tudo posto, é cada vez mais forte a hipótese de que o enlouquecido assassino tinha razões bem mais íntimas para querer matar os gays. Chamem os psicólogos especialistas! O retrato do homem é de um gay enrustido, consumido de horror e tesão. Sua rígida formação cultural-religiosa – sua ex-esposa, em sua defesa, disse que ele não era um muçulmano praticante, como se isso significasse algo – entrou em violento conflito com sua homossexualidade. Isso transformou este homem em uma bomba relógio. A própria profissão o colocava num ambiente em que a violência é parte do trabalho, o cara era segurança. Lidava com armas e tinha acesso a elas com muita facilidade. Dizer-se do EI, simular um ato terrorista, foi apenas uma cortina de fumaça.
O pai insiste em dizer que ele era homofóbico. Se livra de ter um filho veado, uma desonra nesse tipo de comunidade. Esta mesma desculpa serve ao imigrante islamita que não estaria ligado ao EI, algo complicado para a sensível opinião pública americana nestes dias bicudos. Por fim, limpa a cara da religião dizendo que o cara nem passava na porta de uma mesquita.  Acontece que o islamismo, como o judaísmo, é uma religião de fortíssimo determinante cultural. Elas mediam a vida comum em todos os seus aspectos. Estão de tal modo entranhadas na vida de quem nasce nesse meio que não importa muito se um é praticante ou não. Diferente do cristianismo que um não praticante tem todo um conjunto de valores mundanos e muito distantes daquilo que defende a fé cristã.

Imagem: "O grande masturbador". Salvador Dali (1929)