segunda-feira, 3 de junho de 2013

Meu presídio, minha vida



Projeto do deputado Domingos Dutra (PT-MA) institui o Estatuto Penitenciário Nacional e cria a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais frios, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e até camisinha. 

Fonte: Revista Época (20/12/2012)

Há um país que não está no mapa. Um tal Caminha maravilhou-se com sua prodigalidade. Cantam que é abençoado por Deus e, até dizem, que o próprio em algum momento entre as caravelas de Cabral e o lulismo, adotou a cidadania daquela terra, mas, achacado por políticos e religiosos inescrupulosos, escafedeu-se para outras plagas do planeta. Foi-se para uma ilha paradisíaca na Micronésia francesa.
Naquele longínquo país os protopresidiários são chamados ladrões, assassinos, estupradores, traficantes e outros bichos desta fauna. São criaturas que ainda não foram presas ou fugiram dos lugares onde deveriam habitar. Eles são dados a tocar fogo em dentistas indefesos, só por reinação. Atirar na cabeça de jovens produtivos e bons filhos. Por diversão ou cisma, aos magotes, queimam transporte público e podem causar a paralização de bairros inteiros ou de cidades só para desfilarem armados e atirando em qualquer um que lhes apeteça. Aliás, eles matam pessoas, como quem esmaga uma barata.
Um político daquele país, conhecido por seus despautérios, teve uma ideia genial. Criar uma lei com o dia nacional do presidiário. As crianças farão trabalhos escolares em alusão a estes produtivos e encantadores seres. Os alunos cantarão loas à sua criatividade e dirão aos pais e professores que quererão ser iguaizinhos a eles quando crescerem.
O tal político, olhando esta fonte inesgotável de votos – é assim que um político sobrevive – idealizou o Estatuto que protege esta espécie ameaçada, como se fazia com o mico leão dourado. Um presidiário terá, doravante, se a lei vingar, mil e poucos direitos. Terá direito a um alojamento-presídio individual com cama e travesseiro de penas de ganso escocês. Nada de beliche. Na verdade, o alojamento trata-se de um apartamento bem mobiliado, com alguns confortos básicos para uma vida aprazível e confortável.
O lugar deverá dispor de alguns mimos. Roupa limpa e cheirosa de cama, mesa e banho. Lavadas com amaciante. Os presos poderão escolher o aroma. Kit cuecas e meias. Agasalho, sandálias Havaianas que não soltam as tiras, não tem cheiro... Se sair para uma visita à família ou amigos, deverá ter condução adequada. Significa nada de camburão, pois é vexaminoso e cria preconceito. As roupas usadas outside devem ser estilo social para uma boa apresentação e, na volta, o presídio deve providenciar que sejam lavadas para o próximo passeio. A roupa padrão do hotel, digo, presídio, deverá obedecer corte da moda e nunca cores ou estilos que induzam ao constrangimento do preso.
No aspecto comida deverá haver um restaurante com chef e nutricionista com especialização em quitutes finos e substanciosos a fim de garantir a saúde e o vigor dos presidiários. Ah, garçons servirão as mesas, água Perrier à vontade e uma taça de vinho do Porto para ajudar na digestão dos estômagos mais sensíveis. Sangue de Boi nem pensar.
Em cada condomínio haverá uma academia completa com treinadores do programa Medida Certa do Fantástico. Para um presídio com 400 presidiários, o Estado deverá prover em regime permanente: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos e técnicos em higiene dental – estes escovarão os dentes dos presos – e um monte de professores não se sabe ainda para quê, talvez para fazer greve e faltar às aulas.
Ah, tem a higiene pessoal e íntima. Começa com banho quente e uma jacuzzi para cada dois hóspedes. Ainda receberão xampu e condicionador, creme dental, desodorante, creme para as mãos, salão de beleza duas vezes por semana, barbeador de três lâminas ou elétrico, hidratante para o corpo inteiro, manicure e pedicure, papel higiênico extra soft e absorvente íntimo que segure tsunami. Visita íntima é de praxe, apenas se providenciará local adequado com cama redonda, espelhos e badulaques para o estímulo e prazer dos amantes. O lazer ainda terá jogos, cinema, tv a cabo, festinhas de aniversário com bolo e animadores. 
E as vítimas dos presidiários? Ora, eles que se danem e paguem mais impostos para sustentar esta revolução mundial neste país farol do mundo. E você pensando que votando no indigitado estaria a favor da sociedade.