segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

As aventuras de PI (Life of Pi) – 2012


Exceção ao diretor Ang Lee, que tem entre sucessos “O Tigre e o Dragão” e “O Segredo de Brokeback Mountain”, você não terá qualquer dos atores consagrados de Hollywood neste filme. Nem por isso as interpretações são menos convincentes. A marca registrada deste diretor, as imagens belíssimas, oníricas, uma fusão da boa utilização da computação gráfica com cenas reais de grande beleza, estão presentes.
O mote que convida a assistir ao filme é frágil. A frase diz: acredite no extraordinário. Ao contrário. A obra até pode explorar a fantasia e o faz com maestria, mas nem de longe se refere a algo mítico ou imaginosamente impossível. Fala da realidade de cada um de nós e de como nos expressamos para o transcendente.
Talvez seguindo seu ecletismo nos temas de cada filme que faz, Lee nos leva a uma incrível aventura em forma de parábola sobre uma questão fundamental para todas as pessoas, crentes ou não. O filme tem como tema principal a fé em Deus. Abstraindo uma possível tentativa do diretor de dizer que Deus é igual, independente da religião, ou que é possível, afinal, uni-las todas ao redor do que, supostamente, partilham os mesmos ideais, a discussão proposta é estimulante, inteligente e de extremo bom gosto.
Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo e Judaísmo aparecem representando as grandes manifestações religiosas do mundo. Nenhuma é colocada superior à outra. Cada qual é vista com respeito e tolerância na figura do personagem principal, o ainda garoto Pi Patel. Pi é hindu e hinduísta de nascimento. Aos 12 anos conhece o cristianismo e se fascina com a figura de Cristo. Logo a seguir, diz ele, Deus se apresenta novamente, agora na forma de Alá. Adulto, se torna professor de Cabala na universidade. Ele decide seguir as três religiões ao mesmo tempo. Seu pai, um provável agnóstico, defende que é impossível seguir três religiões e que pode acabar sem seguir nenhuma. Defende que ele busque na razão os fundamentos da verdade. A razão da descrença do pai é que num leito, com pólio e ainda criança, pediu a cura a Deus e este não o atendeu. Ele foi curado pela medicina ocidental, afirma o personagem, embora tenha ficado a sequela na perna adoecida.
Concordo com Lee com o fato de que Deus não necessita explicação para a sua existência. Se tomamos a perspectiva judaico-cristã, ele diz de si que ele é aquele que é. Sem começo ou fim. Autoexistente. Eterno. Embora, ainda pela visão cristã, Jesus seja a forma de nós nos relacionarmos e conhecê-lo. Assim diz o padre com quem Pi conversa na igrejinha encravada nas montanhas plantas de chá.
Lee defende pelo personagem Pi Patel que no final das contas, a versão da aventura não importa. Duas histórias são contadas por Pi em sua desventura, escolha a que melhor lhe agrada. A razão por que o navio afundou talvez nunca tenha uma explicação – e nenhuma da histórias de Pi explicam –, importam as vidas que nele estavam e foram perdidas, o drama pessoal do personagem, ou o que ele, como único sobrevivente fez com a sua vida. Ele se revoltará contra Deus que lhe inflingiu tanto mal com o naufrágio, ele o encontrará e entenderá?
O navio metaforiza Deus e o mundo. Somos todos viajantes nele. Em meio às borrascas do mar, sempre há várias possibilidades: chegar ao destino, morrer na tentativa ou sobreviver ao fundamento do navio. A vida é uma aventura incrível. Não sabemos o que nos espera, mesmo que racionalmente tomemos decisões abalizadas e bem planejadas e façamos ainda com a melhor das intenções. Nós simplesmente não temos controle. Deus tem.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Quero um fim do mundo pra chamar de meu


Pequenos povoados com fama de místicos despertaram neste mês um interesse fora do comum ao redor do mundo. Eles estão recebendo um número de visitantes muito maior do que de costume, que acreditam na profecia maia de que o mundo acabará no dia  21 de dezembro de 2012 - e no poder que essas localidades possuem de protegê-los de uma catástrofe iminente.

Fonte: G1 (19/12/2012)

Se vocês estão lendo este texto é porque, acho, o mundo não acabou. Pelo menos o seu. Como é de se supor, escrevo antes do fim. Não exatamente atormentado, pois me falta a crença no fato. Vejo-o distante, mas tampouco tenho qualquer garantia de que em dois dias um vagalhão gigantesco afunde a ilha com tudo dentro. Tenho andado ocupado procurando meios de escapar e cogito, sim, alguma forma, pois não sou fatalista como o personagem do Raul, que se esforça para ser um sujeito normal e entre as normalidades está aquela de sentar no sofá da sala com a boca escancarada, cheia de dentes (menos mal), esperando a morte chegar. Meus dentes ainda estão no lugar, mas não quero mostrá-los por aí.
Não meus caros leitores e leitoras, quero escapar. Como vocês também, suponho. Busco alguma brecha na própria profecia, mas descubro que ela é tão enigmática que continuarei na ignorância. Esperava descobrir um descuido nas contas que jogasse a data láááááá pra frente. Ou quem sabe, alguma mandinga, uma manha qualquer que agradasse aos deuses. Mas existe deus nesta história? Me escapa esta parte. Aparentemente, as coisas acabarão porque acabarão, ora pois!
Desisti do erro profético. Resolvi que seguir a manada talvez seja mais fácil. Uma nave espacial que nos leve ali na curva da via láctea é uma ótima ideia, só que a única disponível ainda não voou com ninguém, tem fila de espera e eu precisaria desenbolsar a bagatela de duzentos mil dólares aproximadamente. Final de ano, contas e contas para pagar, fora a escola que está nos tirando o couro. Ah, a nave só sobe uns cem quilômetros e desce rapidinho. Quer dizer, bem no meio do freje. Qual freje? Eu ignoro. Cometa, meteoro, tsunamis, tornados, terremotos, o sol fritar a terra. Que mais dá?
Tem um monte de gente indo para cidades místicas que teriam, sei lá, uma espécie de proteção qualquer contra hecatombes. Olhei as fotos de umas e fora a beleza natural, acho que vai ser uma roubada. São pequenas, não tem onde acolher todo mundo, vai ser uma loucura ir ao banheiro. As previsões de chegada de gente fugindo do fim nestes quase povoados são apocalípticas. É só oportunismo puro das agências de viagem. Contei os trocados e dava mal – de ônibus – para chegar em Alto Paraíso, Goiás. Sem contar que, se chegasse, teria que morar debaixo de uma mangueira. Aluguel por lá está pela hora da morte.
Vi que estava ficando sem opções. Ainda estou. Não sei o que você pensará ao ler este registro desesperado. Se não passo na escrita quão desesperado estou, é porque quero mostrar certa dignidade no fim. Sabe aquelas cenas de filmes. Vem uma onda monstruosa levando até arranha-céus de eito e o sujeito ali, incólume em atitude zen, enfrentando sua desgraça. Se fosse de verdade, a razão deste enfrentamento seria paralisia de medo. Câmera num ângulo abaixo e se veria o sujeito borrado ou molhado.
Sabe que, de tanto pensar em fugir, acabo descobrindo que o fim do mundo tem lá suas vantagens. Poucas, é verdade. Não tenho mais que pagar contas. A gente escapa do saco que são as festividades forçadas do natal, mandar cartões (alguém ainda faz isso?), inclusive dos chatos almoços em família que acabam em briga e resmungos. Sou mal amado, você pensa. Nada. Se o mundo acaba, você tem seu décimo terceiro só pra você, besta, e se não acabasse teria que gastar comprando presentinhos até para o cachorro, sem contar o cartão de crédito que vai gerar dívidas pro resto dos anos que virão. Já está dizendo: tomara que acabe, né?
Faltam só 48 horas. Ai! Estou tentado a chutar o balde e seguir sugestões da música “Último dia” do Paulinho Moska. A primeira parte da música está fora. Nem almoço, nem esperar ninguém em minha minúscula sala vazia. Ir pro shopping está fora de questão pelas condições monetárias que já falei. Pensei em andar pelado na chuva, mas falta chuva. Entrar de roupa no mar, pode ser, pego doença, mas não dá tempo dela se manifestar. Já fazer sem camisinha, prefiro ser pudico nesta parte e dela nada falo. Mesmo com o fim do mundo, sim! Abrir a porta do hospício parece bom e trancar a delegacia, melhor. Especialmente naquela em que estará o Zé Dirceu e sua gangue. Adorei dinamitar o próprio carro, só que isso não é necessário para parar nosso trânsito. Ainda estou estudando opções.
Que mais? Abrigo subterrâneo. Como não pensei nisso antes? Desde que eu não leve tão a sério o termo “fim do mundo”. O tal abrigo está no mundo, logo... menos nas cidadezinhas místicas, pessoal. O que diabos elas tem que São Luís não tem? Políticos fuleiros? Praias em que se nada em sopa de coliformes fecais? Escolas e hospitais que não funcionam? Trânsito caótico? Um Natal comercial chifrim? Ô gente, nós temos tudo isso. Somos até Patrimônio da Humanidade. Custa incluir uma banda da ilha, pelo menos, entre os pedacinhos de terra protegidos?