quinta-feira, 2 de abril de 2009

A cultura tem religião?


Por fim, formou-se a trindade pela defesa da legalização e transformação das atividades das igrejas evangélicas em cultura. Junta-se agora à deputada Eliziane Gama - patrona desta  cruzada - o vereador Lourival Mendes, e antes dele o também vereador evangélico, Vieira Lima, que recentemente (dia 17/02) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa para que seja encaminhado ao prefeito de São Luís e à Fundação Municipal de Cultura (FUNC), Euclides Moreira Neto, solicitando que o governo municipal, em atendimento a Lei Estadual nº 8.431/06, que determina que todos os eventos gospel passem a ser eventos culturais, isto é, passem também a ter o mesmo tratamento dado aos eventos carnavalescos e juninos, estabelecendo orçamento para realização de retiros religiosos, pois, nestes locais são realizados eventos literários, artes plásticas, teatro, dança, manifestações religiosas, shows musicais e cinema.” (o trecho em aspas é da assessoria do vereador)

Não se sabe se houve repasse conforme o pedido. Se aconteceu, faltou a divulgação pública e a oferta dos recursos a tantos quantos o desejassem, conforme deve seguir a utilização de todo recurso público atendendo aos ditames da publicidade, transparência, impessoalidade, moralidade, etc.

A lei a que se refere o vereador é espúria em seu objetivo e deveria receber o enérgico repúdio de todo aquele que professa a fé protestante, protestemo-la, portanto. Sua única função é a de garantir recursos financeiros, propósito, aliás, altamente questionável. Tudo o mais que passar disso é absurdo. Como é que uma lei estadual pode definir o que seja cultura entre os “eventos gospel” como querem seus autores? A prática da fé evangélica no Maranhão é algo tão inusitado do resto do país que mereça tal distinção? Não, senhoras e senhores.

Ademais, o parâmetro tomado, o carnaval e os retiros, são coisas que não se podem comparar, tampouco um retiro define o todo do ser evangélico. A lei legisla sobre coisa que não lhe compete, não sem a diminuição do valor que a fé protestante representa, não sem coisificá-la, não sem reduzi-la a um amontoado de práticas inócuas e ridicularizadas agora pelo desejo do seu autor de catar uma subvenção do Estado para sua consecução.

O vereador Lourival Mendes é o autor de um projeto de lei municipal 012/09 que se encontra tramitando na Câmara e que em 25/03 realizou audiência pública para sua apresentação sob o chamativo título: “A importância da inclusão da arte evangélica como cultura no município de São Luís”.

A tal proposta “reconhece como cultura toda arte evangélica, desde que não tenha conotação de culto (atentem para isso), no município de São Luís. O projeto de lei tem como fundamento a Constituição Federal que garante a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e também protege as manifestações das culturas populares indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.” (dados do release da assessoria da Câmara Municipal de São Luís).

Ao dizer que cultura é tudo aquilo “que não tenha conotação de culto” revela o autor - e quem mais lhe apóia - uma brutal ignorância sobre o exercício da fé cristã. Pois se a tal arte, como definem, não é para o culto a Deus, não é evangélica, nem fé, nem cristã, não é nada, além da expressão mental de quem a faz. Se não há nesta arte qualquer transcendência, a quem ela serve? É uma incoerência. Um exercício esdrúxulo de política e religião, com graves consequências para esta última. Mas a coisa é ainda pior, porque o autor (cito abaixo) ousa definir o que sejam as atividades (artes/cultura) evangélicas que devem ser alvo da subvenção estatal que sua lei prevê.

O projeto de lei define também o que seja cultura entre as igrejas evangélicas: “De acordo com o teor do projeto, a arte evangélica, como cultura, compreende a vigília, as marchas proféticas, músicas, gravações de cd’s, publicação de livros, dança, artistas plásticos, shows e eventos, dentre outros, que no decorrer dos anos se perpetuaram como elementos intrínsecos da cultura do povo evangélico no município de São Luís.” (grifo nosso) Se isso não namora o absurdo, não sei o que mais o fará.

Destaque-se o “dentre outros” e a isto se segue uma possível alusão ao processo de formação cultural num grupo - repetição ao longo dos anos -, posto que isso gera uma tradição e esta, encarnada na vivência de um povo, torna-se marca diferencial deste, característica peculiar que o define. Quer dizer, qualquer invenção nova que aparecer na liturgia, desde que perdure no tempo, automaticamente torna-se-á arte/cultura. Tenham a santa paciência! É tudo o que nenhuma fé evangélica deve se tornar. O Evangelho fala de novidade de vida. A herança da reforma é uma igreja que se reforma e vive sempre em processo de reforma - Ecclesia reformata et semper reformanda est.

Há que se perguntar o que entendem por cultura estes denodados políticos. Sim, por que um processo cultural se define de forma mais ampla, entende elementos sim, de fé, mas vai muito mais além. Cultura, segundo o Houaiss: “é o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social”. Outra definição mais ampla: “Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Ora, o que se depreende destas definições é que cultura define uma sociedade enquanto povo particular, não atividades oriundas apenas de uma opção de fé, parte delas fruto de idiossincrasias denominacionais e estas absolutamente envoltas, absorvidas, entremeadas da cultura brasileira. Não distingue, portanto, os fiéis das igrejas evangélicas de forma diferente, a rigor, de qualquer outra crença, visto que a prática da religião, reconhecida no país como uma opção livre, é por natureza de foro íntimo, ainda que praticada publicamente e contra isso nenhuma lei pode torná-la mais válida do que o que a Constituição já faz. Além do mais, a vingarem estas leis, caminhamos na contramão, de forma disfarçada, da separação entre igreja e estado.

Por outro lado, qualquer das atividades mencionadas no projeto de lei do vereador não é manifestação cultural em absoluto, pois sua função precípua é auxiliar a prática da adoração, a busca pelo divino, no sentido bíblico, nunca pode se tornar a atividade fim. Deve ser sempre meio. Não foi contra isso que Jesus combateu? Não transformaram os judeus o templo em espaço sacralizado? Não tornaram a lei um amontoado de regras (culturais, pois definiam o modus vivendi vulgar do indivíduo) que eles, nem mesmo comum dedo queriam carregar (Mt 23.4)?

Os dois vereadores e a deputada em suas manifestações estão sempre alegando representar o povo evangélico e em seu nome dizem defender estas posições, como se houvesse quase um clamor pelas suas leis nas ruas. Esta é uma questão que tem que ser esclarecida. Não é certo darem a entender que representam o universo evangélico (protestante) em São Luís, nem no Maranhão. Representam os grupos que os elegeram, mas agora são pessoas públicas e o só se dedicarem com tanto ardor a tema tão controverso e sobre os quais eles demonstram não ter o menor conhecimento, já invalida, de certo modo, suas participações como parlamentares.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A graça de viver com o pão de cada dia


Vários cartões postais mundo afora ficaram uma hora em total escuridão como parte de uma campanha mundial para chamar a atenção para o aquecimento global. A campanha chama-se 'Earth Hour' (Hora da terra) e teve quase três mil cidades inscritas este ano, dez vezes mais que no primeiro ano do movimento em 2007.

Evidente, o apagão é um ato simbólico e não tem conseqüência prática com relação ao problema ou às causas diretas do aquecimento. Parece não haver mais dúvida quanto ao fenômeno causado pelo homem e é raro encontrar quem argumente de forma contrária. A quase unanimidade, contudo, não consegue alterar a desabalada carreira com que as calotas polares derretem, o clima pareça louco, ora chovendo demais, ora de menos. Nuns lugares muita neve e em outros nada. Calor e frio se alternam, seca e excesso de água, não de forma rítmica e natural, mas como se a terra desse imensos soluços.

Além de todos os medos que os homens têm que lidar, este, de forma crescente, vai ocupando seu espaço e reforçando a fala dos mais alarmistas a cada novo desastre espetacular que tínhamos visto apenas em versões tímidas. Os canais pagos Discovery, National Geographic, tem dedicado com freqüência programas inteiros para analisar os efeitos e as possíveis realidades que se instalarão em pouco tempo, inclusive com mudanças radicais no mapa de todos os continentes.

A figura de um homem numa rua de uma grande metrópole ou numa de suas praças apinhadas de gente, com um cartaz, olhos injetados, bradando por algum tipo de fim de mundo quais Antonios Conselheiros enlouquecidos, dizendo que o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar me vem à mente. A diferença agora é que os passantes que ignoravam impacientes ou riam de tal quadro, agora param embasbacados, crédulos, inquietos.

Haveria a possibilidade de outra espécie de dilúvio? Dizem os entendidos, ainda para negar o primeiro, que toda a água existente na terra não seria suficiente para encobrir os montes, donde é impossível o primeiro, quanto mais um segundo. Longe de pensar que o aumento dos mares não causarão problemas. Causarão. Centenas de ilhas desaparecerão sob as águas. Cidades na orla marítima perderão imensas áreas mais baixas.

A questão, entretanto, não é essa. Não se trata dos prejuízos financeiros, ou transtornos com os flagelados do aquecimento, isso se resolve. A questão está nas bases que se estabeleceu para viver hoje. Toda nossa lógica de vida é capitalista. Alguém tem que ter algum tipo de lucro, enquanto todos os demais são reduzidos a consumidores. As relações pessoais se guiam por esta matriz, salvo algumas poucas. A regra básica é: farinha pouca, meu pirão primeiro.

A grande crise que, por outro lado, atormenta governos e desesperam capitalistas, ainda não tem uma explicação ou razões bem definidas, são muitas. Mas, perceba. É a exaustão de um modelo, não sem a ajuda prática de um golpe financeiro cataclísmico por aqueles que ganham bilhões e nunca se cansam. Este sistema corrompido e corrompedor financia o fabril, dito real, que precisa que cada um de nós continue comprando, numa espécie de moto contínuo desesperado. Um carro hoje, chamado bem durável, tem uma expectativa de uso de meros 2,3 anos. A desvalorização é enorme e logo é necessário comprar outro. É preciso ter vários celulares, computadores em casa e para carregar. E assim, cada objeto nos confere uma característica, um status que diz quem somos e com que valor seremos aquilatados.

As propagandas nos bombardeiam modelando nossa forma de pensar sobre nós mesmos. Sou à medida que consumo e a este, sorrateiramente ou nem tanto, se atrelam as idéias mais caras aos homens: liberdade, satisfação, prazer, conforto, tranqüilidade. “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Mas no que me tornarei ao receber tal dádiva? Um objeto. A estrutura dos mundos socialistas transformam o homem em coisa, os capitalistas o convencem a se tornar de “livre” e “espontânea” vontade e chamam a isso de capacidade de escolha, livre arbítrio. Ser é poder escolher entre dúzias de cores do mesmo tênis e pagá-lo de muitas formas diferentes.

Não admira o vazio consumidor que se nos apegou como sarna. Um comichão devorador que, no lugar de coisa melhor, nos empurra a continuar rodando no carrossel, na ciranda de luzes e aparências que nos causam vertigem. E olhamos para nós e algo diz que este estranho incômodo não passará e que quanto mais temos, mais pobres nos sentimos. Na verdade, só alguns sentirão esta dor de não ser, pois nisto tudo se resume. Na maioria, é tal o embrutecimento que sequer se dão conta a que foram reduzidos.

Logo, o aquecimento global é apenas a sombra de uma hecatombe, o sacrifício de cem bois que somos nós mesmos, transformados em gado miúdo, tangido ao sabor de forças que nos dizem o que é bom vestir, comer, viver. Quando questionaremos este padrão empobrecedor que nega até os menores valores do ser humano? Fico alarmado que em várias frentes, aqueles que deveriam perceber isso, falo dos cristãos, por todos lados estão cada vez mais mimetizados na busca por um tipo de realização que canta e decanta as bem-aventuranças do poder de consumir como retrato acabado de um demiurgo que Jesus não teve qualquer dúvida de chamar Mamom.

Faz sentido dizer que alguns de nós vivemos numa consumição porque aquela coisa linda e reluzente que tanto deseja não pode ser adquirida. Quem é consumido aqui? A nova realidade pede um estilo de vida simples. Não falo em nos tornarmos todos uns tipos naturebas xiitas, tampouco naqueles que nos antecederam, criticados por Max Weber, que só pensavam em acumular e trabalhar de forma ensandecida. É preciso rever valores esquecidos. Partilhar, dividir, viver com o suficiente, e então haverá espaço para adorar e dar-se a Deus sem concorrência ou coração dividido. 

Uma oração simples me vem agora à lembrança: “Eu te peço duas coisas, ó Deus. Não me negues isto antes de eu morrer: Afasta de mim a falsidade e a mentira. Não me dês riqueza, nem pobreza. Concede-me apenas o meu pedaço de pão, para que, saciado, eu não te renegue, dizendo: ‘Quem é Javé?’ Ou então, reduzido à miséria, chegue a roubar e profanar o nome do meu Deus.” (Provérbios 30.7-9 – EP)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Papo de vendedor



Maria afirma que a tia frequentou os cultos da Renascer por 14 anos, recebia um salário mínimo e mantinha doações mensais superiores a R$ 130. "Ela era fervorosa...", lembra a sobrinha. Segundo Maria, desde que o jogador Kaká fez uma doação de 200 mil euros para a igreja no ano passado, Luíza se viu incentivada a lançar um grande desafio em nome da fé: juntar R$ 10 mil para doar à Igreja (além da contribuição mensal). A fiel chegou a economizar R$ 3 mil.

Fonte: Agência Estado (20/03/09 - UOL Notícias)

 

Vendo lotes no céu. Preços módicos. Financiamento a juros modestos ou sem juros - não se pode incorrer na esparrela da usura. Os prazos podem ser negociados ao gosto do freguês. Por garantia, ninguém sabe o dia da morte, melhor escolher o plano "todavida". Vantagem extra para aqueles que deixarem valores post mortem em algum rodapé do testamento para nossa organização.

O espaço é amplo e possibilita a construção de qualquer projeto, mas não dá para transformar em sítio como antigamente. É que nos últimos tempos - medidas de representantes locais - aumentou a quantidade de novos ingressantes, assim que os administradores tiveram que diminuir um pouco o tamanho do lote padrão. Mas nada que não dê para colocar uma piscina, um pequeno estábulo para os amantes da equitação ou campinho de golfe para os mais abonados. Claro, este tipo de mimo que alguém se permite, custa alguns trocados a mais.

Estou no mercado há anos, sou credenciado pela escola de formação Milagre e Poder, Vencendo o Capeta na Força da Glória Celestial. Nossa incorporadora tem larga experiência, e está presente em todo o território nacional. Milhares de pessoas já compraram o seu pedacinho de chão no paraíso e o grau de satisfação é bastante alto porque nosso negócio é 100% garantido. Nunca houve uma reclamação.

Nosso diferencial é que ainda mesmo aqui se pode adiantar alguns pequenos vislumbres da boa vida que um terá no seu futuro espaço. Evidente, arranjos desse tipo incluem um pequeno aumento nas contribuições devido a custos paralelos que são acrescidos, mas lhes garanto, vale um sacrificiozinho. Aliás, quanto maior o sacrifício, maior o galardão. A palavra é meio fora de moda para o pessoal mais jovem, mas quer dizer prêmio. No que consiste este prêmio? Um lugar melhor no céu. Com jeito, ainda se consegue. Nossos principais executivos mantém boas relações com a direção celeste, de modo que isso facilita estes esquemas. Aos interessados neste particular, basta dizer a senha "melhor lugar" ao telefone que nosso serviço de atendimento agendará uma hora com um de nossos líderes.

Outro detalhe que nossa incorporadora oferece - mencionei de passagem anteriormente - é uma, pode-se dizer, antecipação das vantagens de morar num lugar tão aprazível. Como é sabido por todos, mesmo quem pouco tem conhecimento das coisas do outro mundo, lá nunca se fica doente, dinheiro não é problema, morte nem em pensamento. Todas estas mazelas que nos acossam nesta vida terrena simplesmente não existem. Daí o grande atrativo, é mais que um bônus. Embora o problema de muitas incorporadoras seja colocar obstáculos demais para tal futuro. Isto está absolutamente errado.

Mas voltando ao assunto. É possível ter uma degustação de algumas das boas coisas que lá esperam vocês. Por exemplo. Não ter doenças. Como é possível? Nossa teologia expulsou esta penúria, que só tem quem não anda na linha. Simples assim. Uma pessoa em dia com suas obrigações religiosas só pode ter um destino, mesmo aqui, a vitória em qualquer coisa. Não tem demônio que chegue para lhe derrotar. Mas isso nossos líderes podem explicar melhor que eu, falo apenas a título de exemplo.

Outro detalhe que nossa incorporadora pode facilitar é a escolha do lugar do lote. Pouquíssimas instituições iguais à nossa no mundo podem oferecer esta vantagem. No sentido geral todo lugar é bom, quero afirmar, mas há o ótimo dentro do bom. Explico. Morar num canto da cidade, não é exatamente fácil de chegar. Um lugar perto de um dos portões é um pouco barulhento, apenas em algumas horas do dia, é bom que se diga. Na avenida principal, de ouro reluzente, infelizmente não dá mais para o comprador comum.

Mas, atentem bem, ainda há excelentes lugares reservados. Alguns deles, apenas por você comprar conosco, já garante o privilégio. Um tantinho assim de nada e pronto, um lote espetacular com cara para o sol que nunca se põe, quero lembrar. Tem gente que não gosta muito de sol direto, gosta de uma sombrinha, isto também podemos arranjar.

Vizinhança. Assunto importantíssimo. Afinal, fazer um investimento eterno com esforço e as economias de uma vida e depois deparar-se com gente de quem se não gosta, é o fim. Nosso sistema informatizado (brevemente disponível no Google) indica o lugar exato de cada morador. Logo, você saberá de antemão ao lado de quem morará por séculos. Mas que ninguém se resguarde, a vizinhança é toda de gente de boa fé.

domingo, 29 de março de 2009

Corações partidos


Dores no peito e falta de ar. Calma. Não é um ataque cardíaco. Em 1990, cientistas japoneses descreveram o que denominaram de síndrome do coração partido. De lá para cá não se chegou a um consenso sobre as causas diretas. Há quem diga que é um enfarte que aborta a si mesmo, outros alegam problemas no músculo cardíaco, mas o mal quase nunca é fatal e passa com aspirina e remédios cardíacos.

A síndrome do coração partido foi descrita pela primeira vez por cientistas japoneses no início dos anos 1990 e tem os mesmos sintomas de um ataque cardíaco: dores no peito e falta de ar. A diferença é que ela parece ser temporária e totalmente reversível, se for tratada rapidamente.

O que desencadeia a síndrome? O de sempre. Situações emocionais extremas. Mas não é de hoje que tudo que nos acontece recebe logo a explicação mecânico-fisiológica. Ora, estas coisas se tratam com remédios, cirurgias e por aí ficamos. Em nova pesquisa, querem descobrir lesões naqueles que passaram pela síndrome. É possível que encontrem.

Os corações partidos, porém, são velhos conhecidos das pessoas, quem não o teve algum dia? Talvez não tenha sido estudado por nenhum cientista que o descrevesse com a dor causadora, porque esta, é impossível descrever, somente os poetas sabem fazê-lo. A aspirina curadora foi o tempo, a força divina, a determinação de seguir em frente a despeito de nossos mortos: pessoas e amores, decepções e sonhos frustrados.

         Talvez estejamos apenas mais frágeis, daí que um coração quebrado nos ameace a vida. Talvez, num mundo de intensa solidão, raridade de valores e gente com quem possamos caminhar, tenhamos nos tornado mais sozinhos e dependentes dos parcos recursos afetivos, daí que um coração partido nos desconjunte os ventrílocos.

A cura para corações partidos continua a mesma desde sempre, a prevenção. Esta se faz com regar a vida com significado, amar, perdoar, doar. Coisas que, em se fazendo, produzem jardins na alma. Um coração arraigado no terreno da verdade e do amor, estes agüentam qualquer tranco.