domingo, 24 de maio de 2015

Still Alice



No começo eram lapsos leves. Até risíveis. A troca de uma palavra por outra. Depois, a sensação de estar perdido num lugar conhecido como um pequeno apagão. Assustador. A frequência e a intensidade foram corroendo no cérebro uma história de vida. Eventos, compromissos, a letra de uma canção, a receita de bolo, vão se esboroando como neve à luz de um sol intenso. O referencial temporal e espacial vão e vem como uma luz que apaga e acende sozinha.
A sensação de embaraço é desconcertante. É como tentar conter o ar com as mãos. Perda do controle de seu entorno e o medo enorme de que se desvaneça em nada quem você é. O cérebro como que se recusa a ser ele mesmo, pois ela o desconhece e ele falha em reconhecê-la. Olhar para o espelho começa a ser um desafio, sim, porque as demais pessoas já são trocadas ou simplesmente esquecidas e devem ser apresentados outra e outra vez. Não que isso adiante alguma coisa.
O trabalho se foi. Iria de qualquer jeito, fosse intelectual ou manual. Alice corre desesperada contra o esfarelamento das memórias. Repete palavras como se treinasse um músculo que se desminlinguiu pela falta de uso. As palavras que eram a matéria prima de sua profissão de linguista estão escasseando em sua mente, se tornando desconhecidas. Ela que tinha uma palavra para cada coisa, agora usa “coisa” como substituto dos nomes dos objetos, dos sentidos, das sensações, das ideias. Usa “negócio” para falar de uma caneta marca texto, pois havia esquecido o que era. O ambiente, por mais familiar, cada dia se torna um desafio exaustivo. Onde fica o banheiro da casa mesmo?
Ela luta bravamente contra o apagão, mas nada resiste à ferrugem que consome seus neurônios e tudo que sabia e conheceu. Aos poucos, Alice é transformada em algo semelhante a um vegetal, há um corpo, mas não há mais nada que identifique a pessoa Alice, posto que cada um é aquilo que existencializa em pensamentos, fala, sentimentos, relações.
 O filme Still Alice (Para Sempre Alice) e comovente e honesto. Julliane Moore mereceu o Oscar.

Homem está difícil!



Cansada de se sentir mal por sair sozinha, a comediante Genevieve Blau, que vive em Nova York (EUA), "assumiu um namoro" com sua mochila. O "romance" está sendo documentado pela jovem em sua conta no Instagram.

Fonte: Redação/Rede TV (19/05/2015)

Foi bom pra você? Ela quis saber. Deu uma baforada no cigarro com força. Silêncio. Pergunta e cena ridículas e clichês. Mas como diz Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa), o amor é ridículo. Fala de suas manifestações escritas, as cartas. Há um quê de ridículo nos arroubos do amor. E se ele foi difícil de encontrar, então perdemos os pudores do ridículo e nos expomos sem mais. Que se danem os que não têm um amor!
É que para viver um grande amor, ensina Vinícius, “conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?” E não é isso que as mulheres querem? Freud nunca soube. E diz mais o “poetinha”: “É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor.”
As mulheres têm reclamado: desse jeito, falta homem. Ao que parece, é tipo meio difícil de achar. É claro que há homens por aí. Mas não servem. Elas continuam buscando. De quando em vez, cansadas da busca, aliviam-se com tipos que não são seu padrão de qualidade, arrebentam-se. Escoriadas, passam tempo se lastimando, deploram até seus desejos que as levaram a decisões inconsequentes.
Talvez haja o tipo de homem que buscam, talvez não. De qualquer modo, acabo com a sensação de que somos menos do que deveríamos para atender tantas moças enamoradas e casadoiras. Morrem mais homens que mulheres. Mais homens se tornam gays. Os homens estão esticando os anos de pegação sem compromisso. Sei lá. Homem é produto escasso, dizem as mulheres. Aqueles que valem a pena, uma sortuda qualquer já pegou. Algumas nem são tão sortudas assim, mas as solteiras não querem nem saber. A verdade é que, casadas, muitas quereriam estar solteiras. As solteiras queriam a sorte de estarem casadas. Vá se entender.
Assim, volto à cena que abre este texto. Retomo do silêncio. Ela levantou para por mais uma foto no instagram. Não era da intimidade deles durante o ato. Um pouco, só. Um lusco-fusco do embate na cama. Ele meio que não se importava. O casal estava famoso pelo inusitado que fazia como par. E ela curtia o rebu que os dois causavam. A estranheza inicial. Mas vive-se um mundo louco em que qualquer coisa deve ser incluída e transformada em normalidade. Então, que mais dá que uma moça namore (firme) com sua mochila. É um tanto diferente, mas se eles se dão bem, que mal tem?
Às vezes, descobre-se o amor nos lugares mais improváveis. Jantava sozinha (mais um) e seu olhar vago, que passeava pelo restaurante, sem querer, pousou na cadeira à frente, onde estava a mochila. Foi como ser atingida por um raio. Ela não precisaria mais fingir pra ninguém que a mochila era do namorado que foi ao banheiro ou atender uma ligação importante, embora ela fosse cor de rosa. Mas quem se importa com estes machismos de cor? Ela era sua companheira por anos. Eram íntimos. Mochila era uma mochila-macho, substantivo epiceno. Pois não se confundam que ela seja mais uma lésbica saindo do armário.
A mochila seria o próprio namorado. Chamou o garçom e pediu que botasse mais um copo na mesa. Entregou-lhe o celular, encostou o rosto na mochila e abriu um sorriso. O garçom, como aquele da música do finado Reginaldo Rossi, estava acostumado às maiores esquisitices humanas no amor, nem titubeou e ainda desejou um bom jantar para os dois. Um segundo após, a foto estava no perfil fotográfico da moça. A coisa viralizou instantaneamente. Do nada, ela não só tinha um namorado, como passou a ser o centro das atenções. Como ela conseguiu? Queriam saber todas as meninas solteiras.
Este ano, foram para o passo seguinte: morar juntos. Já moravam, mas cada qual no seu canto. Agora é dividir escova e sabonete. Estão pensando em casar. Filhos? já veremos.