domingo, 15 de janeiro de 2017

Contentamento é plenitude, independente da circunstância

O contentamento tem um problema, por assim dizer: como ele se relaciona com o aspecto temporal. A felicidade tem um traço mais moderno de efemeridade e, portanto, de vacuidade. O contentamento é moldado a cada momento, a cada experiência.
O contentamento não necessita de um aprendizado anterior ou de adquirir qualquer qualidade específica, ele apenas é vivido no momento presente. Sem dúvida, praticar o contentamento exige, no mínimo, alguém que aprende com a vida. Que tenha a postura de olhá-la de frente, pois os que se esquivam ou fogem jamais o alcançarão. Nesse sentido, o contentamento faz com que viver a vida seja algo cada vez mais natural, quer dizer, há alegria pelo novo, mas não espanto.
Algumas coisas que o contentamento não é:
1.   Indiferença. Os estóicos ensinavam que a indiferença era o caminho para viver contente. Ante as experiências, em particular as negativas, a pessoa simplesmente daria de ombros: não me importo, deveria dizer.
2.   Pensar positivo (o jogo do contente da Pollyanna). Parece ser uma variante epicurista, porém menos realista. A pessoa decide acreditar e esperar o melhor do pior que pode acontecer.  A origem cristã dessa ideia, infelizmente, foi distorcida ou mal compreendida.
3.   Desistência/resignação. Aqui há uma interface com os estóicos. A desistência, no entanto, deixa um rastro de insatisfação. Produz sofrimento pela perda, pois é essa a sensação presente naquele que desiste, além de se perceber impotente.
4.   Renúncia. Ainda que a o indivíduo esteja no controle ao renunciar a algo, não faz jus ao contentamento porque este não se furta a enfrentar o que for.
O contentamento, diferente da felicidade, é dinâmico. Não espera a chegada num lugar, mas existe e se modela enquanto se caminha. Quanto mais experiência, mais ele se fortalece. A variedade de experiências propicia mais contentamento. O contentamento persiste no agora. Ele faz parte de um continuum de vida que aceita cada dia com seu próprio desafio.
No âmago do contentamento está a aceitação. Esta forma de postura torna o indivíduo resiliente. A aceitação tem duas dimensões: a postura que nos faz voltar a atenção para fora e aquela que nos faz perceber o dentro de nós. Ambas tem a característica cognitiva-emocional. Perceber, sentir, avaliar, relacionar com o real, validar a experiência. Na aceitação não se admite qualquer distorção cognitiva. Ele vê a experiência tal como é.
A aceitação abraça o diferente, o novo. Ela é curiosa, não julgadora, o que não quer dizer que não se posicione, pois cada um tem seus valores. O que a aceitação não faz é oprimir o outro com seu valor. No tocante a nós mesmos ela é o exercício da autocompaixão. Ela admite nossos limites. Quem se aceita, jamais sofrerá de inveja.
O contentamento não permite que a pessoa fique cheia de chateação porque não foi lembrada ou ajudada, ou servida como queria. Ele não sofre de despeito.
O contentamento torna a pessoa independente dos humores, da boa vontade alheia e das circunstâncias, mas se alegra com a bondade de que é alvo.
O contentamento manifesta confiança na providência divina, em si e nos outros, ainda que neste caso, não seja ingênuo.
Apenas se deixe viver cada coisa. Você sofrerá com as dores que lhe tocarem em seu caminhar, ficará alegre com as coisas felizes. Que ninguém entenda que contentamento é como se alguém vivesse à mercê de um destino incerto. No contentamento há ação, interação com a realidade, resolução dos problemas, apenas não foge da vida.