terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Água com cor e sabor, eca!


Criaram um neologismo. A palavra é “saborizada” e acrescento outra mais conhecida: colorizada. Pois é assim que você vai beber água a partir de agora, adocicada com algum sabor de fruta e colorida. Qual é a graça? Não sei, mas está vendendo feito água.

O mercado de água cresce, o de refrigerantes, na Europa e EUA, declina. O preço da água subiu mais que o petróleo nos últimos anos. Sinal dos tempos. Outro dia, em Dubai, terra de extravagâncias, um sheik pagou US$23 mil por apenas 750 ml de água. A coisa toda é simbólica, como se vê, embora, naquele lugar desértico, faça algum sentido. Mas não lhes falta água, dessalinizam o mar em usinas e até irrigam canteiros em avenidas.

Não é novo, sem dúvida, o mercado chique de água. Os ricos sempre tomaram suas Evian, Perrier e as San Pellegrino da vida e, naturalmente, ao custo dos olhos da cara. Há, inclusive, quem saiba diferençar os sabores de cada água, como um enólogo diferencia um vinho de outro. As tais saborizadas, entretanto, são mais em conta e estão ao alcance dos simples mortais.

Engarrafar água e vender pareceu, no início, algo ridículo. Quem compraria? A questão é que não se compra água exatamente, mas a ilusão agregada a ela. Quem bebe água com pedigree, por exemplo, bebe status, sofisticação. E o sujeito põe na mesa com o rótulo para que todos vejam quão fino ele é. Ser H2O não é suficiente, tem que ser adjetivada, indicada para saúde, traduzir elegância, e se possível, ser grife de algum espertinho que tem um nome qualquer na moda ou no show bizz.

Qualquer dia alguém chegará numa casa para visita e o anfitrião oferecerá um cálice de água como se fosse uma dessas bebidas caríssimas envelhecidas por anos em barris no fundo de cavernas, com tiragem limitada e garrafas numeradas.

De todo modo, todos devemos aprender a economizar água, aí sim, tem muita coisa real envolvida e não é só dinheiro, é a vida.

Abaixo apresento alguns dados importantes garimpados na internete.

 

è   Até 2025, o consumo de água deve crescer 50% nos países em desenvolvimento e 18% nos desenvolvidos

è   Ao usar barbeador elétrico, você economiza até 80 litros de água

è   Em oito minutos de uso, um chuveiro elétrico gasta 24 litros, e uma ducha a gás, 160 litros.
Mas, com restritor de vazão instalado, o consumo da ducha a gás cai para
64 litros

è    Lavar um carro com mangueira desperdiça quase 600 litros de água. Em um lava-rápido, o consumo cai para 100 litros. Com um balde e um pano, gastam- se apenas 40 litros

è   Quem lava louça manualmente por 15 minutos gasta cinco vezes mais água que uma lava-louças cheia. A máquina precisa de 40 litros de água. Mas, quando você retira os restos de comida e ensaboa toda a louça manualmente antes de enxaguar, gasta apenas cerca de 20 litros de água.

è   O arejador, peça que mistura o ar à água quando é instalada na torneira, pode reduzir o consumo em até 76%

è   No banheiro, uma descarga com dois níveis de vazão economiza até 60% de água

è   Apenas 2,5% da água do planeta é doce. Desse total, 70% está em geleiras de montanhas

è   Cerca de 70% da água doce do mundo é destinada para a irrigação, 22% para a indústria e 8% para uso doméstico

è   Para atender à demanda diária de uma pessoa (beber, cozinhar, limpar), são necessários de 20 a 50 litros de água. 894 milhões de pessoas não têm acesso a essa quantidade

è   O Brasil tem disponibilidade abundante de água por habitante (35 mil m3). Mas a região metropolitana de São Paulo tem uma disponibilidade hídrica anual classificada como crítica (200 m3 per capita), que corresponde a 10% da considerada ideal pela ONU

Fontes: Programa Ambiental das Nações Unidas, Programa Mundial de Avaliação de Água, ONU, Sabesp

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