sábado, 3 de janeiro de 2009

Roubou dez carros

O nome dele não pode aparecer no jornal, nem foto, se muito, as iniciais. Ele tem apenas 12 anos e foi preso dez vezes por roubo de carro. Não consta que tenha matado ou esquartejado alguém e nem que tenha roubado “apenas” dez veículos. A cada roubo, geralmente com outros comparsas “menores” – neste último roubo o colega menor tem 17 anos –  ou adultos, um familiar aparece na delegacia e o leva para “casa” como se fosse um menino traquino que quebrou a vidraça da vizinha.

Este garoto é um símbolo da falência do Estado e todo seu roto aparato de cuidado de menores infratores, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Da família dele nem se fala.

É urgentíssimo que se discuta com seriedade a menoridade penal, a reforma do ECA, e que a sociedade cobre do Estado um sistema mais eficaz de recuperação, cuidado, o que seja, dos menores que o eufemismo chama de infratores.

Abaixo a notícia veiculada na Folha, em 03/01/09

Garoto de 12 anos é flagrado pela décima vez com carro furtado em SP

RACHEL AÑÓN
da
 Agência Folha

Um adolescente de 12 anos vai parar pela décima vez na delegacia após ser detido com um carro furtado na avenida Robert Kennedy, região da Capela do Socorro, zona sul de São Paulo.

Acompanhado de outro adolescente de 17 anos, ele estava em um Ford Verona branco, furtado horas antes na esquina das avenidas Interlagos e Nossa Senhora do Sabará, na mesma região.

Após furarem um bloqueio, começou a perseguição policial. Os adolescentes, no entanto, pararam apenas quando o carro colidiu em um veículo da Polícia Militar.

No 102º Distrito Policial, o pai dele, de 63 anos, compareceu e levou o filho pra casa. O colega também foi liberado.


Nenhum comentário: