quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Criacionismo não é teoria científica


Recentemente a imprensa noticiou com certo alarde, que escolas de orientação cristã no Brasil estavam ensinando o criacionismo aos seus alunos, ao mesmo tempo em que ministravam também os princípios do evolucionismo.

Por todo lado pipocaram vozes de espanto e de alerta. Acusavam estas escolas de copiarem o modelo fundamentalista americano. Outros, alarmados, como Tonny Belloto, escritor e músico, que mantém um blog no site da revista Veja, clamou: “Me assusta saber que escolas tradicionais religiosas, como o Mackenzie, por exemplo, ou o Colégio Batista e a rede de escolas adventistas, estejam ensinando aos alunos a explicação cristã da criação do mundo junto com os conceitos da teoria evolucionista.” http://veja.abril.com.br/blog/cenas-urbanas/

Concordo que a mistura de duas teorias ensinadas como verdadeiras é algo complicado numa escola, como alerta o músico do Titãs. A questão, porém, não é essa, mas a reação sempre presente por parte de quem escreve, como se, ao ensinar a teoria criacionista, o mundo estivesse à beira da volta a um período de trevas, apenas porque alguns fanáticos, segundo pensam, repelem o evolucionismo.

Ora, esta atitude esconde um mal disfarçado preconceito contra tudo que cheire a cristianismo e suas afirmações de verdade, porque a verdade verdadeira única admitida neste mundo secularizado, tem que ser referendada pela ciência positivista: o fenômeno medido, esgravatado, reproduzido em laboratórios e confirmado em códigos matemáticos.

A evolução é, sem dúvida, a teoria científica que melhor se aproxima e melhor sucesso obteve na explicação da origem da vida, mas não é nem uma unanimidade científica, nem muito menos responde a tudo. De fato, possui inúmeros buracos e ilações complementam coisas que os cientistas não podem explicar. Deve-se dizer, porém, que o evolucionimso não, necessariamente, afasta Deus ou o nega. Relembro aqui um renomado cientista brasileiro, cristão praticante, Dr. Estevam Warwick Kerr, que defende o evolucionismo como o instrumento da criaçãod e Deus. Isto é, Deus trouxe do nada o que existe e estabeleceu leis para que a vida se desenvolvesse, no caso, para ele, é a evolução. Mas há, do lado dos cristãos, quem tome a leitura literal da Bíblia e tente sufocar qualquer outra explicação da origem que não se coadune ipsis literis com a Escritura.

A Bíblia não pretende explicar o mundo pelos parâmetros científicos humanos. Incorre em erro quem assim pensa para negá-la, do mesmo modo que vacila no conhecimento quem tenta tomar padrões literários para encaixar o mundo, mesmo aquele em que viveram os autores originais dos textos.

Por fim, creio que negar aos dois o status de verdade em suas áreas, com as respectivas ressalvas, ou tentar misturar os dois no mesmo saco, é um erro que estimula o preconceito, o partidarismo tolo e o confronto que não favorece a causa do Evangelho. Nada pode contra a verdade, exceto a verdade.

Nenhum comentário: