segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noé, o náufrago

Se algum cinéfilo estava com saudade do Jack Nicholson em sua antológica atuação em “O Iluminado” do Stephen King, mataria a saudade em Noé (Russel Crowe). Por bons minutos, a arca vira o hotel assombrado com um Noé totalmente louco determinado a matar sua (s) neta(s) – nascem gêmeas – filhas de seu primogênito, Sem. Fosse um menino, ele o deixaria viver. Evidente que não qualquer lógica nesse raciocínio.
O personagem do filme supõe que Deus o salvou e à sua família por um capricho, já que, salvos na arca, eles não dariam continuidade à humanidade. O filho mais velho o enterraria e à esposa. O do meio, Cam, enterraria ao irmão e esposa. O menor, Jafé, enterraria a Cam e depois ficaria sentado na sala com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar. Este Noé não entendeu nada. É burro a não mais poder. Uma explicação, em certa parte do filme dita por Cam, é que toda a trabalheira era para salvar os bichos e a terra voltar a ser um paraíso, mas sem gente.
Desconfio que o diretor/roteirista queria fazer uma crítica/leitura da atual situação mundial. A humanidade destruidora, os recursos renováveis se esvaindo, as fontes de água acabando, animais sendo extintos. A terra, na versão do filme, está totalmente devastada e exaurida. A humanidade, literalmente, tornou-se uma praga. Logo, pensam os gênios autores, melhor para a terra extinguir a praga, no que o personagem Noé louco acredita piamente.
Num tempo de não-me-toques com relação a preconceitos, o filme refaz o caminho da culpa de Eva. A mulher de Noé é considerada culpada por interferir nos planos de Deus. Noé acredita que ele e a família são tão culpados quanto os que morreram no dilúvio. Merecem morrer também, desaparecer. A mulher pede a Matusalém que abençoe sua nora para que esta se torne fértil. Grávida, significa que a humanidade continua, logo, muda o plano divino. Uma nova queda ao contrário que Noé deverá evitar a todo custo.
Suspeito que os autores do filme sejam veganos empedernidos. Talvez membros de carteirinha da PETA. Comer carne está associado aos mais baixos instintos e desumanizam as pessoas. Todos os comedores de carne aparecem como maus e monstruosos. O próprio Noé ora se vê assim, numa cena que parece uma visão da realidade do seu mundo.
Por onde li, a crítica não poupou esta versão da fantástica história bíblica. Não é para menos. Recontar uma história clássica até admite a liberdade poética, mas o que se vê no filme é a destruição completa do enredo original que é, à parte da fé, incrivelmente aventuresco e sofisticado.
O Diretor/roteirista ignora períodos de tempo na narrativa original, mistura personagens que não estariam juntos, inclui personagens que são uma piada, os tais guardiões. Uma alusão aos seres gigantes relatados no capítulo 6 de Gênesis? Não dá pra saber. É neste mesmo capítulo que Deus explica a Noé por que destruirá a terra e como ele se salvará.
Cam adolescente e Jafé, uma criança, não têm mulheres e assim continuam até o fim do filme. Outra distorção do filme. Na versão bíblica, eles são adultos e têm, cada qual, sua mulher. Já no filme, o pobre Cam, parece um cachorro no cio, doido para arrumar uma mulher, mas o pai maluco lhe nega. Mesmo quando ele consegue uma garota, o pai a deixa morrer. A nova terra tem uma geração humana que não tem futuro. Talvez ao gosto dos fanáticos ecochatos.

O filme é um desperdício. Crowe, definitivamente, não está em seus melhores dias. Confesso que acabo tendo mais simpatia pelo malévolo Tubalcaim – outro personagem deslocado no tempo – do que pelo Noé. Com os efeitos especiais de que se dispõe hoje no cinema, a história poderia ser ricamente contada sem precisar distorcê-la a ponto de ficar quase irreconhecível. Aliás, reconhecível apenas porque há um dilúvio e uma arca. Isso aí o autores do filme não tiraram. Mas é, pasmem, um evento menor. Fora a condenação de Deus para explicá-lo, não há mais muito no que pensar. A história de Noé, nesse filme, é melancólica. Longe anos luz da esperança, da misericórdia e do perdão divinos que a história verdadeira evoca. Não vejo necessidade maior nos dias de hoje.

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