domingo, 16 de agosto de 2009

Sem diabo não tem negócio

Réus num processo que investiga lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, os líderes da Igreja Universal do Reino de Deus têm dito, por meio de advogados, que suas contas já foram fiscalizadas e aprovadas pela Receita Federal.
No entanto, a investigação mais ampla já feita pelo fisco nas finanças da igreja e de seus líderes indica o contrário.
Fonte: Folha

Neco, meu caro, estou em vias de resolver minha vida de uma vez por todas. Vou fundar uma igreja. E tu lá entende de igreja? Entender, entender, eu não entendo, mas isso é só detalhe. Peguei emprestado uns cobres e fiz um curso de pastor pela internete. Tu precisa ver Neco, a apostila ensina tudinho. Semana que vem chega a carteirinha. De lambuja, ganhei a inscrição na Ordem Mundial Internacional da Glória dos Profissionais do Ministério Sagrado. Coisa fina. Isso dá um upgrade danado na carreira, me disseram.

Então tu serás o pastor Eliorefe? Não, mudei de nome, que nem os patriarcas bíblicos. É que o pessoal disse que meu nome não é muito artístico. Serei Pastor Ronildo. Começo como pastor e subo de grau até potestade. Já tenho até cartaz, ó. E aí, gostou? É diferente. Comprei um dois terninhos pra impressionar. Cabelo só no gel, é como fui orientado. Sabe como é, o cara tem que passar a idéia de vencedor, andar na estica.

E pregar Eli..., quero dizer, Ronildo, tu sabe? Moleza, meu filho. Eles me passaram um vídeo de um camelô que é o bicho. O cara vende geladeira para esquimó. Só tenho que meter uns palavreado que tô treinando. Tipo o quê? Tá amarrado! Toma posse da bênção, meu irmão! Tua vitória já está determinada! Que vitória? Como assim? Tu disse: “tua vitória já está determinada”. Ô Neco, não interessa, qualquer vitória.

O segredo é caprichar na entonação pro povo acreditar. E Aleluia e Glória, não diz não? Até que diz, mas o negócio mesmo é vitória, casa de 5 quartos, carrão, não é esse negócio de bolsa família. O povo quer é coisa boa. Tem que vender produto de qualidade, se não o povo dispersa, a concorrência ta feia neste mercado, meu filho.


Vender religião é fácil, necessidade velha, nunca sai de moda e tem sempre um monte de gente desesperada. O povo é doido por um milagre. Mas tu não entrega a mercadoria. Ô Neco, tá me estranhando? Isso é coisa do abstrato, coisa do outro mundo, não precisa explicar. É só dizer que o sujeito que não recebe é porque não tem fé. Azar o dele. Ele vai passar um tempão tentando ter a fé certa e enquanto isso investe em nossa obrinha. Fez mímica com o polegar e o indicador.

E como é que vai se chamar tua igreja? Tô com umas ideias aí. Tem que ter alguma coisa com mundial, internacional, milagre, poder, essas coisas. É, tô vendo que tu tá animado. E não havera de tá? Negócio melhor não há. Não paga imposto, não precisa de muito estudo, só jeito. Igual só sendo torneiro mecânico e virar presidente. Riram.

E o diabo? Que que tem? O capiroto, o fute, o coisa ruim... Não tô te entendendo. E se ele aparecer? Ah, rapaz, é até melhor, fiz especialização em desencapetamento total. Pra começar, o curso indica um pessoal que faz cego, aleijado, endemoninhado. A igreja tem que mostrar poder e não tem melhor saco de pancada do que o diabo. Tu sabe, né, falar dos macumbeiros dá confusão. Um pessoal que já está há mais tempo no mercado – tão podres de ricos – dizem que sem o diabo não tem negócio.

Nenhum comentário: