segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Histórias do Bolsa Família que o governo não (nem os jornais) conta (m)

“Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão." (Luiz Gonzaga)
I
O que foi Mariinha, por que essa cara de lagoa cheia? Ô home, é que a cunhã véia da cumade Filoca acabou de me contar uma cercunstança. A pobe tá cumendo uma cachorra insossa. E nóis com isso? Que é isso home, só por que nóis vai mió, não pudemo disprezar nossa aparentada. Tá certo. Tu sabe que a pobre véia é gorada. Ela e cumpade Chiquim num pudero ter fi. Tu mêrmo caçuava dele, dizendo que o coitado num dava conta do recado. Todo mundo fazia. É. A valia é que nóis num faia um ano. Tô o tempo todo ocupada de bucho. Isso num é vida. Mas ó agora, o bolsa famia bem que serve. É...
Intão, eu tava pensando em ajudar a cumade Filoca. Cuma? Num bota ideia na minha cabeça. Baixa o facho home, tá besta? Pois bem, nóis pudia emprestar nosso fi mais novo p’reles. Emprestar como? Eles regista o minino no nome deles pra mode pudê ganhar também uns trocadim do bolsa famia. É mêrmo. Mas o minino continua nosso fi? Ô home sem cunhecimento, fui eu que pari, é só emprestado no papé.
II
O inverno desse ano vai ser fraco. A essas altura e o mandacaru num fulorô. Ê mulê, tô falando com tu, tá môca? Eu já sabia. Intão... A roça vai ser fraca. Nóis agüenta. Ainda tem um mi, arroz e fejão guardado na lata. É, mais eu tava sonhando com uma carninha, nóis pudê comprar. Com que dinheiro? Ora, o do bolsa famia. Ano que vem o Zezim sai da vantage. Nóis pudia incumendar um bruguelo pra garantir. Tu te apega com Nossinhora do Bom Parto, vai que nasce dois. É sorte grande. E se num puder ter mais fi, as regra tão escasseando? Aí vai lascar. E que tal se eu usar a Ziroca. Outro dia ela disse que pra ganhar um dinherim da bolsa ela topava tê um fi. Num disse com quem. Né bão não, vamo ter que dividi. Ô mulé, mió dividido do que nada.
III
Assim não dá mulé, eu tô feito um jumento de trabaiar e esses minino já grande, pudia ajudar. Tu inventa essa marmota de mandar eles pra escola. É obrigado, se não nóis num ganha mais o bolsa famia. Tem inté fiscal. Mas eles já sabe o abecê. Mas eles diz que demora muitos ano pra ficar uma sabeduria só. E quem é que quer isso aqui no meio do mato? Pra que vai servir? Não, eu tô com os quarto que num guento.
E se eles tomá nossa cartão? Cunversa. Cumpade Zé Toim, que é vereador, disse ontonte que o guverno num vai mais cobrar essas ixigência. O presidente disse que num carece. Basta tê os fi e quanto mais tem, mais ganha, ô negocim bão esse que inventaro. Tanto peça eu só voto neles agora.
E as vacina, inda vão cobrar. Isso vão. Mas também se resorve. Cumpade Zé Toim disse que se o posto num tiver vacina, eles tem os carimbo pra botar naquele papé. Tá resulvido.

Nenhum comentário: