terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mamata no Congresso


Alguns deputados, que estavam afastados da legislatura ocupando cargos em órgãos estaduais ou municipais, retornaram ontem ao Congresso Nacional, por um dia, e ganharam R$ 16,5 mil a título de ajuda de custo. Seus mandatos vinham sendo ocupados por suplentes, mas eles voltaram ao Congresso para participar das eleições da Câmara. A legislação prevê que cada um deles tem direito a uma ajuda de custo, “a título de indenização”, no início de cada sessão legislativa, no valor do próprio salário, mesmo que fiquem apenas um dia no exercício do mandato.

Contas Abertas

O que estes “funcionários do povo” ganharam num dia de “trabalho” é quase 35,5 vezes o salário mínimo (considerando o novo aumento). Significa que um trabalhador que ganha o mínimo precisaria de 1.065 dias para ganhar a mesma coisa.

Os deputados que retornaram aos seus mandatos – Rodovalho (DEM-DF), Cassio Taniguchi (DEM-PR), Alberto Fraga (DEM-DF), Jorge Bittar (PT-RJ), Walter Feldman (PSDB-SP) e Osmar Terra (PMDB-RS) – justificaram a ida ao Congresso devido à importância da votação para a presidência da Casa. Também disseram que nunca na vida souberam de que tinham direito a tal mamata. Todos prometeram devolver. A conferir.

Nenhum comentário: