segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feliz 2014



A realidade superou em muito a ficção em 2013. Mas isso é só uma frase de efeito porque toda ficção é filha do real, no mínimo, o enredo principal, que só depois é acrescido de fatos absurdos por quem conta. Eu nunca estou preparado para a realidade e tenho dificuldade de fazer planos e sonhar. Alguma coisa aqui perto me diz que é preciso combinar com o Gerenciador do mundo e como me escapa seus planos e vontade dos quais só percebo mal e porcamente alinhavos, me aquieto sem grandes arrancos. Estranhice? Prudência de equilibrista? Tudo junto. Por que estou mais para uma alma dodecaédrica que se inquieta e desinstala o tempo todo a qualquer sopro de vento.
Tenho imagens na mente do que foi o ano. Uma delas me provoca pelo rocambolesco e ridículo. É impagável a visão do José Genoíno com o braço erguido e punho fechado, cambaleante ao se lhe declarar voz de prisão. Rosto grave e desafiador com sua honra rota e a cereja do bolo: uma toalha de mesa amarrada aos ombros, como fazia meu filho quando pequeno para imitar o super homem. Coisa que me dava medo porque ele acreditava piamente e, morando no terceiro andar, me ocorria loucamente que ele poderia querer testar sua certeza. Só depois de indagar cá com meus botões, entendi o nonsense: a toalha do José seria para cobrir o rosto para fugir à carnificina dos fotógrafos, mas que o esfarrapado enfrentou com a ira daqueles que se acham inatacáveis e, pegos no mal feito, se voltam contra o mundo que os flagrou e, com isso, nos brindou com o grotesco.
Um pedaço de minha alma ficou em janeiro. Atordoado, levei bons minutos para entender que uma festa na boate beijo da morte tivesse se transformado no túmulo de 242 jovens. Até hoje sinto uma pena enorme pelo desperdício.
Na guerra civil da Síria, mais uma, o mundo assistiu chocado àquilo que, por mais que se esforce não entende: a luta fratricida manejada por ódios seculares e alimentada por convicções religiosas ensandecidas. Não há limite nestes casos, apenas a destruição total do inimigo é aceitável, se possível com gás sarin.
E, foi pena: os americanos continuam bairristas e deram um Oscar para a atriz americana Jennifer Lawrence, que é muito boa, mas não comparável com a atriz francesa de Amor (Emanulle Riva), esta sim, com uma atuação irretocável, deu dimensão do verdadeiro sofrimento de quando alguém é tocado pela doença na velhice.
Depois, vi que um bebê chinês não desejado fora jogado na tubulação de uma casa. Entalado no cano, chorou. Alguém ouviu e o bebê foi salvo. A resistência da vida venceu e comoveu o mundo, eu incluído.
Vi o aumento da intolerância aqui mesmo no país. O lobby gay se levantou contra o Marco Feliciano por presidir a comissão de Direitos Humanos. Vimos até onde estes defensores de “direitos” estão dispostos a chegar se seu programa pessoal for contrariado.
Então, aquilo que começou por uma queixa e reivindicação local, em São Paulo (a redução do preço das passagens de ônibus e até o absurdo “passe livre”) despertou uma onda de insatisfações guardadas pelos péssimos serviços que o brasileiro médio recebe na saúde, transporte e segurança. O Maranhão que o diga, mas está tudo bem, conforme diz seu mandatário, os bandidos estão se matando dentro da cadeia, que mais dá? A manifestação desandou e o país por pouco não se convulsionou com os saques e destruição que se seguiram. Agora tudo está como dantes. Renan retomou seus voos nos aviões da FAB e os demais seguem aprontando até que se descubra outra traquinagem.
O Brasil esfriou como nunca e o mundo ainda não se decidiu se esquenta ou esfria. Perdeu-se muita gente boa, alguns nem tanto. O país ganhou medalhas, os estádios foram palco de torcidas marginais e governos estaduais deram espetáculo de desvio de dinheiro em suas construções para a Copa. Ficamos em último na educação comparado com outros países e o Eike perdeu só 25 bilhões de dólares. O Maranhão, para variar, protagonizou vexames em quase todos os índices de qualidade de vida e o Mais Médicos causou destrambelhos de médicos brasileiros que reforçaram a posição ridícula do governo com sua solução meia boca às custas de semi escravos cubanos.
A China botou um robô na lua e nós explodimos mais um foguete com um satélite nacional. A inflação se descontrolou e culparam o tomate. Os mensaleiros foram para a cadeia e outros marginais também, como o Bruno, ex-goleiro do Flamengo. Isso foi bom. Um monte de mulher resolveu que ficar nua – mostrar os peitos – é a forma mais “inteligente” de protestar sei lá pelo quê. O Papa visitou o Brasil e nos ganhou pela simpatia, apesar de ser Argentino. 
Assisti a filmes incríveis, amei, chorei, me frustrei e tive esperança. Sorri com bobagem e com coisas engraçadas. Deus me deu saúde e aos meus. Sofri comigo e com outros. Desentendi de tanta coisa e de outras apenas desconfiei o entendimento. Caminhei ao lado de alguns e de outros me distanciei. Quebrei promessas, realizei as que não prometi nem a mim. Encontrei o Grande Sertão e li outras coisas incríveis que me acrescentaram um pouco mais. Encantei-me e desencantei. Estou pronto para o que o ano que vem. Quero fazer coisas novas e diferentes. Tenho planos, poucos. Surpreenda-me, 2014.

Nenhum comentário: