segunda-feira, 16 de maio de 2011

Matou a rã do vizinho

Um homem foi condenado nesta quinta-feira pelo tribunal municipal de Krefeld, no oeste da Alemanha, a pagar uma multa de 1,5 mil euros por posse ilícita de armas após matar com um tiro a rã de um vizinho.

Fonte: EFE Em Berlim (12/05/2011)

Precisamos decidir qual é acusação que cabe ao suspeito. Ou é posse de armas ilícitas ou pela, admitamos que seja, morte da rã do seu vizinho, clamou o promotor. Eu nego a morte da rã. O senhor terá sua vez de falar. Mas eu tenho o corpo para provar, meretíssimo, disse o acusador. Tenho guardado a falecida na geladeira... Você guardou uma rã em sua geladeira? Não o corpo assim, nu, mas devidamente acondicionado num féretro como ela merecia. Há que se ter um pouco de respeito pela dignidade do corpo de uma pessoa querida, não é? Se o senhor diz...
        Acho que podemos dispensar a vista do corpo como prova dos autos. Ele está em bom estado, fede? Rígido, coloquei um pouco de formol. Sim, sim, não será necessário, que se registre. De qualquer modo, meretíssimo, um perito contratado por mim alega que o ferimento que ocasionou o falecimento de minha rã é compatível com as armas do assassino.
Alto lá, assassino é de gente e eu não matei uma pessoa. Para você, que é um ser desalmado, mas naquela lagoa, a rã me foi companheira de solidão e atenciosa ouvinte. Ela coachava feito louca, meretíssimo. Já lhe foi dito que sua vez vai chegar. Êpa! Então você confessa o crime? Que crime? O assassinato da rã de seu vizinho. Meretíssimo, desculpe a intromissão. Mas a rã a quem vocês se referem tinha um nome e eu, na qualidade de amigo, gostaria que vocês se referissem a ela como gostava de ser chamada: knötti.
Pois bem, a rã knötti foi assassinada pelo senhor? Meretíssimo, veja bem, a lagoa, morada da tal rã, fica praticamente embaixo de minha janela e a bicha não sabia coachar noutro lugar a não ser ali. Mas ela não sabia coachar, quem coachava era o marido dela, o Ahab, que ficou coxo depois de seus tiros. Escapou milagrosamente de sua fúria assassina. Há mais vítimas? Perguntou espantado o juiz. O senhor é praticamente um serial killer. O senhor tem algum pendor para matar estes pobres... pobres ani... quero dizer, este tipo de vítima? Não, senhor. Então teve algum trauma quando criança. Sua mãe lhe amedrontava com rãs? Não senhor, respondeu cabisbaixo.
O caso está muito enrolado, Excelência, alegou o promotor. Acho mais fácil condenar o réu por posse de armas. As provas de assassinato são frágeis e circunstanciais. Eu também fico louco com coachar de sapos. Rãs, doutor. Sim, qualquer desses batráquios.
Diga-me, senhor Ahab. Ahab é o marido da falecida, senhor promotor. O que ficou coxo por causa do atentado. Desculpe. De onde vem esta sua admiração por anuros. Anu o quê? Anuros! Animais anfíbios que englobam rãs, sapos e pererecas. Ah, pois não. Não sei. Talvez alguma fixação infantil... Não sei dizer não senhor, o que vejo aqui é uma brutal injustiça, afinal, knötti morreu e nem ao menos coachava. E como o senhor sabe de tal coisa? Já disse, nós conversávamos. Era até meio gaga, coitada.  O senhor conversava com uma perereca. Rã, senhor. Que seja! Eu a conhecia desde que era uma linda girina. Mas agora...
Voltando-se para o suposto assassino. Mas o senhor confessa que odiava o coachar das rãs, isso o torna, no mínimo, o principal suspeito. Sem contar que é possuidor de armas proibidas. Esta parte eu admito, tenho armas, mas nego peremptoriamente ter matado de propósito a dona knötti. Agora é dona? Que posso dizer? Estou triste e desconsolado com o acidente. Então matou. Não matei. Meretíssimo, talvez seja boa ideia expor o corpo para exame. Hum... Discordo, alarmou-se o defensor da rã. Knötti merece respeito. Eu só guardei o corpo como prova para mostrar a este homem que não se deve matar uma espécie protegida. Se matamos as rãs hoje, o que será amanhã?
Está bem, vamos decidir. O senhor terá as armas letais apreendidas e pagará uma multa de 1,5 mil euros. O senhor, livre-se da perereca, está proibido de mantê-la no seu necrotério particular. O senhor não tem licença para isso. E cuide para que o senhor Ahab não coache por aí. Meretíssimo, o senhor permite que eu faça as exéquias da finada knötti no lago. Meirinho, chame a segurança e ponha estes dois loucos para fora antes que os mande prender.

Nenhum comentário: