domingo, 20 de dezembro de 2009

Homem com homem, dá lobisomem

Dois homens se casaram em uma cerimônia religiosa no último dia 21 em Caetés, no interior de Pernambuco, e agora são acusados pela igreja de enganar o padre. O religioso afirma que não sabia que a noiva era na verdade um homem e diz que vai anular a cerimônia.
Fonte:
DA AGÊNCIA FOLHA 
Paloma, chorosa, de quando em vez levava o lencinho bordado ao canto dos olhos e enxugava as lágrimas que corriam com delicadeza para não borrar a maquiagem. E agora, o que eu vou fazer? Que vergonha, meu Deus! O sonho de uma vida jogado fora assim, sem mais nem menos. Mas a senhorita há de convir que o padre... Contemporizou o delegado. Ao mesmo tempo ordenou ao seu ajudante. Severo, tira este monte de gente daqui se não eu perco a paciência e ponho todo mundo em cana. Doutor, não há lugar pra tanta gente. Eu sei, é só uma ameaça.
Paloma, ainda tristonha. Doutor delegado, a vítima aqui sou eu. Meus 450 convidados apenas vieram me dar apoio neste momento tão triste de minha vida. E desabou aos soluços nos braços de seu noivo, o ajudante de pedreiro, Maicon Jéquison. Oh, Maicon, o que vou dizer lá em casa? E a festa com banda ao vivo que contratei para a recepção? Ei, cuidado com meu vestido seu sem educação, o aluguel foi 400 reais. Paloma foi à delegacia com o vestido de noiva, dois dias depois da cerimônia frustrada. O noivo disse que ela não queria tirar até que fosse casada conforme queria. Na igreja, com entrada triunfal e a clássica música. O padre permanecia calado e visivelmente aborrecido.
O delegado Porfírio voltou-se ao padre. Como é que o senhor soube? Um passarinho me contou. Seu padre, eu não quero saber se foi um passarinho ou um urubu que lhe contou. Perguntei como o senhor soube, porque estou curioso como é que o senhor não sabe a diferença entre... bem, o senhor sabe. O senhor deveria perguntar aos convidados. São todos cúmplices de uma farsa. Eles sabiam que o sagrado sacramento não podia ser realizado entre entes, estes... sei lá que diga. Uma heresia. Um desrespeito com a casa de Deus. Queriam enganar Deus, essa é que a verdade. Mas, padre, o senhor não investiga, não dá uma palavra aos noivos, não pede documentos?
O padre pensava em como responder quando foi atalhado pelos berros de Paloma que ainda estava inconsolável. O delegado se distraiu, por momento. Severo, dá um copo d’água pra moça. Não Severo, deixa. Ô rapaz! Eu?! Sim, tu, seu desmiolado. Cuida da tua noiva e vamos acabar com esta histeria aqui. Isto é um lugar de respeito e eu estou conduzindo uma investigação.
Desculpe doutor, é que Paloma é muito sensível, tadinha. A decepção foi muito grande. Estou é você, rapaz, me faz um papelão desses, disse o delegado enfadado. Será possível que você também foi enganado? Não, doutor. Olhe, todo dia a Paloma passava lá na obra. O senhor sabe, eu mandava uns assobios pra ela. Gritava. Ê gostosa, tu não quer ser a mãe de meus filhos? Essa é a nora que minha mãe pediu a Deus. Essas coisas. E ela, toda sirigaita, cada dia passava com uma roupinha mais safada. Né não, Paloma? Paloma esboçou um sorriso envergonhado. Eu vi que ela estava dando mole, então resolvi encarar. Teus colegas não diziam nada, não? Dizer o quê, doutor? Eles estavam é com inveja.
Então, padre? O senhor estava se explicando. Doutor, essa história já foi longe demais. A Paloma é bonitinha – condescendeu o padre – mas este casamento não pode se realizar. E o dinheiro que eu paguei, o senhor vai devolver? Decabelou-se Paloma, a esta altura já sem véu e com a voz um tanto grossa para sua delicadeza. A verdade delegado, é que ele só se interessa pelo dinheiro. Não pergunta nada, não diz nada. Eu só conheço a tesouraria da igreja que a filha dele é responsável. Sei, confirmou o delegado.
O que o senhor me diz, padre? Nossa sacrossanta igreja ortodoxa, católica bielo-russa, é mais liberal é verdade, mas eu fui enganado, dinheiro pago não se devolve e casar homem com homem nem se um anjo mandar. Ademais, não pedimos para ver as partes pudendas dos noivos. Fomos enganados. O casamento está anulado. 

Nenhum comentário: